Home América do Norte Canadá do Atlântico ao Pacífico – Parte 3

Canadá do Atlântico ao Pacífico – Parte 3

by viagemcomgrando

OTTAWA

Esta é a nossa terceira vez em Ottawa. Das centenas de cidades e capitais que nós já conhecemos pelo mundo, com certeza Ottawa é uma das cidades que eu escolheria para viver.
A cidade foi projetada de uma tal maneira que tem tudo a ver com o turismo e seus moradores. A grande maioria das principais atrações ficam muito perto do centro, e a uma curta caminhada, você visita diversas delas.
O nome Ottawa vem da palavra algonquin adawe – que significa negociar, por isto, a cidade sempre foi um importante centro de negócios, e atualmente, pólo de tecnologia e turismo também.
O canal Rideau, divide o centro da cidade. A área ao norte, é conhecida como cidade baixa, e a parte ao sul, cidade alta. É na low town que se encontra a Galeria Nacional do Canadá, a Basílica de Notre-Dame e o animado By ward market. A Cidade alta, se encontra abaixo do Parliament Hill e é onde se está o impressionante edifício do Banco do Canadá.
As ruas mais movimentadas de Ottawa são a Wellington St, Kent St, Metcalfe St e a Sparks St, esta última é um longo calçadão de pedestres que corta o centro de sul a norte sendo a mais movimentada de todas, com muitas lojas de departamentos, butiques elegantes, Restaurantes, cafés e hotéis o que a torna o maior destino de compras de Ottawa.

Quase a metade da população de Ottawa tem menos que 40 anos, e isto a torna uma das cidades mais jovens do mundo. Mas para se viver aqui, você tem que estar preparado para os extremos de temperaturas que acontecem nesta região. Durante o verão, as temperaturas podem passar dos 30 graus e no inverno, tem dias que a temperatura chega aos -25 graus. Por este motivo, Ottawa foi classificada como a sétima capital mais fria do mundo .
Sabendo destes detalhes, sempre escolhemos visitar o Canadá na primavera ou outono. São as estações mais lindas do ano sem sombra de dúvidas.
Na primavera, a população toda aguarda o Canadian Tulip Festival que acontece em maio. Neste festival, todas as principais ruas da cidade ficam repletas com mais de um milhão de tulipas de mais de cem variedades.
No verão, o Blues festival enche a cidade de emoção e beleza, normalmente acontece na praça em frente do parlamento.
No Outono, a cidade fica toda colorida com a mudança na cor das folhas das árvores nas ruas, praças e parques, que são muitos. A mistura das cores verde, amarelo e vermelho deixam a cidade toda enfeitada.
Já no inverno, acontece o Winterlude, que celebra a diversidade do Canadá. É uma festa de inverno que ilumina toda a capital e neste evento acontece um grande festival de espetaculares obras e esculturas de gelo, entretenimento, patinação no gelo no Canal Rideau e muita diversão para as famílias.
Então escolha a época da sua viagem, e divirta-se muito.

Para quem vai visitar Ottawa pela primeira vez, recomendo no mínimo dois dias inteiros nesta cidade. Assim mesmo vai faltar tempo para muita coisa.
Vou relatar em seguida alguns lugares imperdíveis que você não deve deixar de visitar em Ottawa:

1- PARLIAMENT HILL
Esta é sem dúvida uma das principais atrações da capital do Canadá. Bem no coração da cidade, os edifícios do Parlamento se destacam com todo seu esplendor em estilo gótico vitoriano. De longe você vê a imponência destes edifícios na parte alta da pequena colina sobre o rio Ottawa.
Quando você chegar no parlamento, não deixe de caminhar até a parte de trás do edifício, que é onde se encontra o edifício da biblioteca do parlamento, um prédio octogonal maravilhosamente edificado e que milagrosamente ficou intacto durante um grande incêndio que aconteceu no parlamento em 1916.


Eu recomendo que você entre no parlamento, e já na recepção, agende uma visita completa ao Parlamento Canadense. Todos os dias acontecem estas visitas guiadas por todo o Parlamento. Durante a visita você ficará sabendo sobre a história desta edificação, noções do sistema político canadense, visitará os salões de votaçao, as galerias do interior do parlamento, a Biblioteca do Parlamento e terminará a visita nos amplos salões no interior do parlamento. A visita é gratuita, mas tem que ser agendada.
Nas manhãs de verão, de maio a setembro, acontece a troca de guarda do parlamento. É uma cerimônia muito linda de se ver. Vá cedo para escolher um bom lugar pois sempre reúne uma multidão de turistas. A troca de guarda acontece todas as manhãs às 9,30 hs.

2 – CANADIAN MUSEUM OF HISTORY

O Museu Canadense de História, é o museu mais visitado do Canadá. Já na sua chegada, você vai ficar encantado com a arquitetura externa deste edifício, simplesmente maravilhoso. Na recepção, você deve comprar seu ingresso para visitar este museu ( aproximadamente 12 Dollares canadense) e em seguida inicia seu tour, que pode ser independente ou com um guia em grupo. Normalmente formam grupos conforme a demanda de turistas.
O museu mostra todos os principais eventos ocorridos na história do Canadá desde os primórdios da civilização, pessoas e uma infinidade de objetos que caracterizaram este país.
No salão principal o “Grand Hall” na entrada, o que mais chama a atenção, é a quantidade de totens indígenas que estão expostos nas laterais.

Já no First Peoples Hall, você verá uma exposição sobre as tradições e conquistas dos povos indígenas do Canadá.
No Canadian History Hall, está exposta a maior e mais abrangente exposição sobre a história do Canadá, desde os povos indígenas e suas aldeias aqui montadas, a colonização, até os dias atuais.
Um passeio completo pelo museu vai demorar pelo menos meio dia, para se ver tudo de uma forma um tanto superficial.
Outra maravilha do projeto arquitetônico, é a escadaria no final do Grand Hall que interliga os quatro pisos do museu. Suba pela escada em caracol e veja que maravilha de obra.

Esta jóia da arquitetura canadense está localizada em Gatineau, no outro lado do rio Ottawa, já na Província de Quebec. Para se chegar aqui saindo do Parlamento, é uma pequena caminhada de uma meia hora. Passe pela ponte sobre o Canal Rideau, passeie por dentro do Major’sHill Park, atravesse a ponte de ferro ( Alexandra Bridge) e você já estará no Museu. Passeio a pé para se curtir as belezas de Ottawa.

3 – RIDEAU CANAL
O Canal Rideau é um canal que está conectado à própria história do Canadá. Sua construção foi iniciada em 1812, ainda durante a guerra com os americanos, com o propósito de promover o transporte de pessoas e mercadorias entre Ottawa, Montreal e Kingston. Sua extensão total soma mais de 200 quilômetros de vias fluviais.
Hoje, o canal é tombaado como patrimônio pela Unesco. No total, são 45 eclusas que interligam os vários desníveis dos rios Rideau, Cataraqui e Ottawa. Hoje, o canal é usado principalmente por pequenos barcos e lanchas de turismo e por moradores locais.
Na cidade de Ottawa, as margens do canal são ocupadas por dezenas de calçadões, praças e jardins com bancos para as pessoas descansarem e apreciarem o belo visual do canal.
Bem próximo do Parlamento estão as eclusas de Ottawa (Ottawa Locks) , bem na margem do famoso Hotel Fairmont Chateau Laurier. Estas eclusas unem o rio Rideau ao Rio Ottawa.
No inverno, as águas do canal ficam congeladas e transformam o canal na maior pista de patinação no gelo do mundo. São quase 8 quilômetros de pista para a população usufruir. Mas se você quiser se aventurar na patinação no gelo, existem diversas lojas de aluguel de patins e roupas para você escolher.

4 – NOTRE-DAME CATHEDRAL BASILICA
A arquitetura desta catedral foi inspirada no renascimento gótico francês. Em 1839 era uma igreja parroquial que já não comportava a quantidade de fiéis em suas cerimônias. Foi então que em 1841 iniciou-se a construção da nova Basílica que só terminou em 1880. Foi toda construida em pedra calcária e suas torres gêmeas marcam a entrada da Lower town (cidade baixa), um dos primeiros bairros de Ottawa.
No seu interior,se destacam lindíssimas esculturas em madeira de mogno que retratam as figuras dos quatro evangelistas, profetas e apóstolos.
Seus vitrais são maravilhosos e contam a vida de Cristo e da Virgem Maria ao longo das laterais.
No seu caminho do Parlamento para o Museu de História do Canadá, ou para a Galeria Nacional, você vai passar em frente à Catedral. Vale uma visita.

5 – NATIONAL GALLERY OF CANADÁ
É uma estrutura gigante que abriga uma enorme coleção de arte do Canadá. Se você gosta de arte, reserve no mínimo meio dia para esta parada, em menos tempo, só correndo para se ver tudo.
Na parte da frente da Galeria Nacional, você verá uma enorme aranha que atrai a maioria dos turistas para fazer algumas fotos.
O nome desta escultura é Maman, toda feita de bronze,aço inoxidável e mármore. É uma obra da famosa artista Louise Bourgeois. A escultura desta aranha mede quase dez metros de altura e mais de dez metros de diâmetro.

6 – GATINEAU PARK
Se o dia estiver bonito, ensolarado e com temperatura agradável, não deixe de passear pelo Gatineau Park. Se não quiser fazer trilhas ou caminhar e nem pedalar, vá com seu próprio carro passear pelas lindas ruas no interior deste parque.
São mais de 300 quilômetros quadrados de parque, com 165 km de trilhas para caminhadas e 90 km para mountaim bike. Em seu interior, mais de 50 lagos, praias de água doce, rios para pratica de rafting e canoagem e áreas de camping.
Um dos principais portões de acesso fica há apenas 5 km do centro de Ottawa, passando o rio, estará na cidade de Gatineau e em seguida o parque.

7 – BYWARD MARKET
É o famoso mercado público de Ottawa. Um dos mais antigos mercados públicos do Canadá. Fica muito próximo do centro, na cidade baixa ao norte do canal Rideau.
No verão, as centenas de barracas montadas ao redor do mercado se transformam numa maravilhosa exposição de frutas, verduras e flores recém colhidas do campo. A grande maioria dos produtos são orgânicos, e deste modo, você compra as frutas e dá vontade de sair comendo na mesma hora devido ao cheiro e cor das frutas frescas.
Toda a área ao redor do mercado foi totalmente restaurada e agora está repleto de restaurantes, bares, cafés e lojas.
Um ponto imperdível de se conhecer em Ottawa.

8 – NEPEAN POINT
Margeando o rio Ottawa, no lado de Gatineau, está o Nepean, famoso por causa da linda vista que se tem da cidade de Ottawa no outro lado do rio. Ideal para pequenas caminhadas e descanso em seus bancos nos belvederes.
A melhor vista dos edificios do Parlamento, da ponte e do Chateau Fairmont está neste lugar.

9 – PEACE TOWER
A torre da paz, é o ponto mais alto de Ottawa. Para acessar a torre é necessário obter um ticket na recepção do parlamento. A entrada é bastante rigorosa com revista e scaner tipo aeroporto. Para subir na torre é necessário acessar um elevador que pára no piso do memorial da primeira guerra mundial, coma história da participação canadense e com um livro com o nome de todos os soldados mortos na guerra.
Para subir no decke de observação da torre é necessário acessar por uma escada com vista para os sinos da torre. No hall de observação terá uma vista em 360 graus da cidade de Ottawa, todo o Parliament Hill, o rio Ottawa, Gatineau, toda a cidade e colinas ao norte.
O acesso à torre é gratuito.

10 – CANADIAN TULIP FESTIVAL
O festival de primavera em Ottawa acontece no inicio da primavera, quando milhões de tulipas desabrocham. O festival de tulipas iniciou-se após a rainha Juliana da Holanda ter presenteado o Canadá com milhares de bulbos de tulipas em gratidão pela hospitalidade da cidade de Ottawa durante a segunda guerra mundial. Nesta época, no inicio de maio, a cidade toda fica florida. As margens do canal e o Parque do Comissário são os principais locais deste evento, mas em todas as ruas e praças as tulipas é que chamam a sua atenção. Para mim, esta é a melhor época do ano para se visitar Ottawa.

Para dois dias de Ottawa estas atrações irão te fazer andar bastante. A melhor maneira de se conhecer uma cidade, é sem dúvida caminhando. E se falando de Ottawa, tudo fica mais fácil, a cidade toda é maravilhosa, limpa, segura a qualquer hora do dia e da noite. Portanto, calçe um bom tênis e pé na estrada.
No próximo post, irei continuar mostrando como foi nossa viagem de carro na travessia do Canadá do Atlântico ao Pacífico. Iremos no sentido oeste para a região dos grandes lagos : Huron, Michigan e Superior.
Se quiser acompanhar toda nossa viagem pelo Canadá do Atlântico ao Pacífico, etapa por etapa, acesse os links abaixo:
Canadá do Atlântico ao Pacífico – Parte 1
Canadá do Atlântico ao Pacífico – Parte 2
Canadá do Atlântico ao Pacífico – Parte 4
Canadá do Atlântico ao Pacífico – Parte 5

You may also like

Leave a Comment