Saindo de Narvik em direção norte, Tromso está a 250 km de distância. Pegue a E6 até a vila de Nordkjosbotn , e então pegue a E8 para Tromso. Esta estrada, E8 também é conhecida como a Rodovia da Aurora Boreal, (Northern Lights Route ) pois é um dos destinos que maioria dos guias irão te levar para ver as Luzes do Norte, no inverno.
Estes 250 km de estrada entre Narvik e Tromso, normalmente se faz em três horas e meia, mas demoramos mais que o dobro, pois as paradas para fotos foram muitas. A paisagem é espetacular, cenário de muitos filmes, inesquecível.
Chegando em Tromso, fomos direto para nosso hotel . Feito o Check in, já saímos para explorar a cidade. Sendo 24 horas por dia de claridade, o Sol da Meia noite aqui não deixa escurecer nunca, você tem muito tempo para tudo. Esquece de jantar, não tem sono, tudo vira uma bagunça. Mas no final tudo se arruma, a gente se integra na natureza e se vira.
Tromso é o mais importante centro cultural acima do Circulo Polar Ártico. Os fiordes e as cadeias de montanhas ao redor da ilha de Tromso são simplesmente espetaculares, mesmo com tempo nublado.
O céu de Tromso está sempre despertando interesse do turista, seja no inverno com a Aurora Boreal, ou no verão, com o Sol da Meia Noite.
O centro histórico da cidade se caracteriza pelas centenárias casas de madeira em diversas cores.
Para você explorar Tromso, que é a porta de entrada para o Ártico, o local em que muitos famosos exploradores partiram para o Ártico e muitos deles nunca mais retornaram. Comece pelos seguintes locais:
1- Storgata
É a rua mais famosa e movimentada de Tromso. Um calçadão de pedestres com muitas lojas, cafés, restaurantes e pubs.
2- Polaria Artic Experience Center and Aquarium
É um edificio muito original que representa blocos de gelo que foram pressionados pela Terra, pelos mares agitados do Ártico e no seu interior um aquário muito instrutivo da vida marinha do polo norte.
3- Polar Museum and Skansen / MS Polstjerna
Edifícios muito lindos e originais. O Polstjerna foi construido envolvendo um navio , e com toda a história das explorações do Ártico.
4- Artic Cathedral
A igreja de Tromsdalen, ou a Catedral do Ártico é um dos pontos turísticos mais importantes de Tromso. Está localizada lo leste da cidade, e para se chegar lá deve-se passar pela ponte que liga a ilha de Tromso com o continente.
É uma igreja em estilo moderno, do arquiteto Jan Inge Hovig, onde suas paredes em blocos lembram um acordeão se abrindo , com seu telhado extremamente pontiagudo e enormes vitrais como parede de frente.
5- teleférico para Fjellheisen
Uma das melhores vistas da cidade e cadeias de montanhas ao redor de Tromso.
6- Se você estiver de carro, faça um dia de passeio pelas ilhas ao redor da ilha de Tromso. Vá rumo ao aeroporto de Tromso, e vire à esquerda com destino à Kaldfjord, Mjelde, Bakkejord, Vasstrand, Brensholmen e Rekvik. Esta paisagem é muito parecida com as ilhas Lofoten . São aproximadamente 120 km de estradas ida e volta entre montanhas, lagos, fiordes, e vilas de pescadores de bacalhau com suas características esteiras de secagem do peixe.
No próximo e último Post desta viagem pela Noruega, vou falar da mais longa e impressionante etapa entre Tromso e Honningsvag. Paisagens polares, impressionantes .Clique aqui para ver este post Noruega – Viagem de carro até Cabo Norte.
Se quiser acompanhar toda a minha viagem pela Noruega até Cabo Norte, etapa por etapa, acompanhe em meus posts:
Viagem de carro pela Noruega – Parte 1: Oslo | O que fazer e atrações turísticas
Viagem de carro pela Noruega – Parte 2: de Oslo a Bergen
Viagem de carro pela Noruega – Parte 3: de Bergen a Geiranger
Viagem de carro pela Noruega – Parte 4: de Geiranger a Trondhein
Viagem de carro pela Noruega – Parte 5: de Trondhein a Mo I Rana
Viagem de carro pela Noruega – Parte 6: Circulo Polar Ártico
Viagem de carro pela Noruega – Parte 7: de Narvik a Tromso
Viagem de carro pela Noruega – Parte 8: Cabo Norte.