Home NoruegaAlesund Viagem de carro pela Noruega – Parte 3: de Bergen a Geiranger

Viagem de carro pela Noruega – Parte 3: de Bergen a Geiranger

by viagemcomgrando

Bergen é uma cicade de porte médio, com aproximadamente 300.000 hab. Fica na costa sudoeste da Noruega rodeada por lindas montanhas e pelo famoso Sognefjord . É a porta de entrada para turistas do mundo inteiro que vão fazer os famosos passeios de navio pelos fiordes. No centro histórico a principal atração turistica é a região de Briggen que fica de frente para o antigo cais. Todos os turistas param aqui para fotografarem as casas de madeira com mais de 500 anos, super bem preservadas, multicoloridas e unidas uma a outra.
Em Bergen recomendo por volta de dois dias, tem bastante lugares muito interessantes para se conhecer.

Se quiser acompanhar toda a minha viagem pela Noruega até Cabo Norte, etapa por etapa, acompanhe em meus posts:
Viagem de carro pela Noruega – Parte 1: Oslo | O que fazer e atrações turísticas

Viagem de carro pela Noruega – Parte 2: de Oslo a Bergen
Viagem de carro pela Noruega – Parte 3: de Bergen a Geiranger
Viagem de carro pela Noruega – Parte 4: de Geiranger a Trondhein
Viagem de carro pela Noruega – Parte 5: de Trondhein a Mo I Rana
Viagem de carro pela Noruega – Parte 6: Circulo Polar Ártico
Viagem de carro pela Noruega – Parte 7: de Narvik a Tromso
Viagem de carro pela Noruega – Parte 8: Cabo Norte.

Vou listar alguns pontos turísticos que vale a pena conhecer em Bergen.
1- Briggen
Patrimônio cultural da Humanidade .Este conjunto de casas coloridas é super valorizado. A maioria das casas têm em seu interior escritórios luxuosos, lojas de grifes, hotéis de luxo, e lojas de artezanato.
2- Floibanen e Floyen
Bondinho funicular que te leva ao topo da montanha Floyen, com uma das melhores vistas de Bergen.
3- Monte Ulriken
É a montanha mais alta de Bergen, para se chegar ao topo pode-se ir caminhando por trilhas, ou ir de teleférico. Para isto,pode-se ir de ônibus turistico até Haukelandsbakken,40 ou com seu próprio carro e estacionar nas proximidades. A vista da cidade daqui também é espetacular. No topo da montanha tem muitas trilhas para caminhadas com vistas para o fiorde e cidade.

4-Bergen Fish Market
Mercado de pescados bem no centro da cidade onde você pode montar seu prato e eles fazem na hora. tem muitos restaurantes que servem frutos do mar neste local, bem próximo de Briggen.

5- Bergen Aquarium
Com mais de 50 super tanques e aquários diferentes, aqui você encontra grande quantidade e variedade de vida marinha com shows e exibições diárias. Vale a visita.

6- Cruzeiro de navio pelo Sognefjord
Lindo passeio de meio a um dia pelo mais longo e mais profundo fiorde da Noruega.

Bem, já comentei sobre Bergen, agora está na hora de pegar meu carro e botar o pé na estrada rumo Norte. Neste post vou relatar minha experiência (2 vezes ) viajando de carro de Bergen até Geiranger.

A primeira perna desta etapa vai de Bergen até Voss. São 120 km de estrada margeada por rios, fiordes e montanhas.
Optei por ir pala E16 , uma rota cênica que fizemos em aproximadamente 2 horas. Em Voss, uma pequena cidadezinha com menos de 20.000 hab. visitamos uma igreja de pedra do século 12 e a cachoeira Tvindefossen que eles chaman de “a fonte da juventude”, para quem se ariscar num banho com água de degelo.

De Voss, seguimos com destino a Gudvangen, são apenas 50 km mas de muita beleza natural sempre acompanhados de rios, cachoeiras, montanhas e fiordes. Em Gudvangen saem passeios de navios pelo belíssimo Naeroyfjord.
De Gudvangen a Flam são apenas mais 20 km . Em Flam tem as saidas de navios para o Sognefjord entre as mais belas montanhas desta parte da Noruega.
Em Flam pegamos um passeio de trem com a Flam Railway , que foi descrita como um dos mais belos passeios de trem do mundo, e é uma das principais atrações turísticas da Noruega. O trem parte da estação na vila de Flam até as altas montanhas de Myrdal. Este passeio apresenta as mais belas paisagens do oeste da Noruega.
Quando chegamos ao ponto final, todos descem do trem para assistir uma apresentação de belas cantoras que se vestem com trajes típicos e surgem no meio das rochas, cachoeiras,na montanha, com sistema de luzes e som. Neste momento começou a nevar na montanha e a alegria do grupo de amigos foi grande.

De Flam para Aurland são apenas 4 km. Aurland é uma das mais belas cidadezinhas do interior da Noruega. A paisagem é simplesmente espetacular. Logo na saída da vila inicia a Rota Tirística número 3, ( Aurlandsfjellet ) , uma estrada de 50 km que vai do nível do mar até 1500 m de altitude em meio glaciares, lagos com icebergs, muita neve e gelo. Pegamos esta estrada que no mapa recebe o nome de Bjorgavegen , mas depois de subir aproximadamente uns 20 km tivemos que parar. A estrada estava bloqueada pela neve, com uns dois metros ou mais de altura. Tinham tratores desobstruindo partes da estrada. Retornamos para Aurland e pegamos a E16 novamente , mas desta vez com o maior túnel da Noruega, com 25 km de comprimento.

Após o túnel que não terminava mais, chegamos em Leardal onde encontramos um hotel para pernoitar.
Para continuar viagem para Geiranger, após Leardal tivemos que fazer a travessia do Sognefjord através do Mannheller-Fodnes/Rv5, que é um Ferry que faz esta ligação. Barco de hora em hora.
Entre Sogndall e Skei existe o maior glacial da Europa, Jostedalsbreen , vale a pena sair da estrada principal e fazer uma parada para apreciar esta maravilha.

Seguindo viagem chegamos a Hellesilt, onde saem os navios e Ferry para passeios pelo Fiorde de Geiranger. No nosso caso, colocamos o carro em um enorme Ferry e aproveitamos o passeio pelo mais famoso fiorde do mundo, Geirangerfjord. Após 3 horas de travessia chegamos à cidadezinha de Geiranger onde ficamos por 2 noites para podermos explorar as redondezas desta maravilhosa vila.
Alguns dos lugares imperdíveis para se visitar em Geiranger:
1- Mount Dalsnibba .
Uma das melhores vistas de Geiranger, Fiorde e montanhas.

2- Eagle Road .
Com suas 11 curvas em gancho e uma lindíssima plataforma ao lado da última curva de onde se pode ver a famosa cachoeira Seven Sisters, Mount Dalsnibba, e o Mount Westeras.

De Geiranger fomos pare Alessund, Atlantic Ocean Road, e Trondhein.

Viagem de carro pela Noruega – Parte 2: de Oslo a Bergen
Viagem de carro pela Noruega – Parte 3: de Bergen a Geiranger
Viagem de carro pela Noruega – Parte 4: de Geiranger a Trondhein
Viagem de carro pela Noruega – Parte 5: de Trondhein a Mo I Rana
Viagem de carro pela Noruega – Parte 6: Circulo Polar Ártico
Viagem de carro pela Noruega – Parte 7: de Narvik a Tromso
Viagem de carro pela Noruega – Parte 8: Cabo Norte.