Hoje pegamos a estrada bem cedo para curtir as paisagens da Rota Turistica número 6. De Geiranger até Alesund são 110 km de uma das mais belas estradas da Noruega. Escolhemos ir via Trollstigen, uma estrada com muitas curvas entre montanhas, sempre viajando devagar para curtir as paisagens dos Fiordes e lagos que margeiam a estrada. Trecho com muitas paradas para fotos.
Chegando em Alesund você vai se deparar com uma das mais belas cidades da Escandinávia. Localizada entre montanhas com picos brancos de neve e no meio do Atlântico Norte . As construções são simplesmente maravilhosas, com uma forte característica da arquitetura Art Nouveau resultado de um belo planejamento da reconstrução da cidade depois do grande incêndio que destruiu a cidade no ano de 1904.
Recomendo no mínimo um dia inteiro em Alesund. Abaixo, algumas das atrações imperdíveis na cidade.
1- Explore a cidade a pé, caminhando pelas charmosas ruas e apreciando a arquitetura das construções.
2-Passeio pelo Porto de Alesund
É um passeio a pé simplesmente maravilhoso. Este pitoresco porto tem muitos prédios antigos que eram usados pelos pescadores, misturados aos novos feitos após o incêndio com uma arquitetura explêndida. Além de ter uma das maiores frotas de pesca da Europa o porto é também o local de embarque e desembarque de milhares de turistas que viajam pela costa de toda a Noruega. É uma das paradas obrigatórias de navios de cruzeiros pelo Mar do Norte.
3-Monte Aksla
Quando você já caminhou bastante pela cidade, suba os 420 degraus até o topo do Monte Aksla. Lá de cima terás uma vista panorâmica inesquecível de toda cidade e baías. Estas escadas foram construidas por um jardineiro em 1885 que queria levar as pessoas para o alto do morro com segurança para apreciar a maravilhosa vista. Imperdível.
De Alesund rodamos 85 km pela E39 até Vestnes onde embarcamos o carro em um Ferry para atravessar o Fiorde até a cidade de Molde.
De Molde fomos com destino a Kristiansund passando pela Rota Cênica Atlantic Ocean Road. São 58 km de uma estrada simplesmente espetacular, sendo que 10 km são no meio do Atlântico Norte. Esta estrada te lava a uma viagem única no mundo, por sobre o perigoso Atlântico Norte. Esta Rota foi inaugurada em 1989, e é considerada a estrada mais bonita do mundo pela combinação de uma moderna arquitetura e engenharia se fundindo à preservação do meio ambiente. Foi eleita a construção do século na noruega em 2005.
Depois de nos deliciarmos com as maravilhas desta estrada, chegamos em Kristiansund para o almoço, lá pelas 4 da tarde. Rodamos pelo centro da cidade apenas para conhecê-la e retomamos nossa rota com destino à Trondhein. São 200 km de estrada pela frente mas que vão demorar umas 5 horas de viagem. É que pelo caminho temos que atravessar 2 Fiordes onde a escala de ferries não é tão frequente. Outro problema que vi em minhas pesquisas é que se você não ficar atento depois de passar pelo primeiro Ferry, podes perder o segundo e ter que esperar um bom tempo pelo próximo. Mas o caminho é simplesmente fenomenal, não dá tempo para cansaço ou tédio. A paisagem, o desconhecido, a aventura e a companhia dos amigos de viagem fazem isto parecer um mini passeio. Passa muito rápido . Quando você tem boas companhias de viagem esta se torna prazeirosa.
E como estávamos em viagem sem pressa, curtindo e fotografando muito, quando chegamos no segundo ferry para Trondhein, ele já estava longe. O jeito foi esperar ele ir e voltar para atravessarmos. A nossa sorte é que sempre levo meu chimarrão em minhas viagens . Lá no terminal descobrimos uma tomada de energia elétrica para esquentarmos água e ficamos tomando chimarrão até o ferry retornar. Como o dia por aqui só anoitece por volta das 23,30 h ou mais, ficou tudo bem.
No final do dia chegamos à Trondhein . A paisagem desta etapa de viagem entre Kristiansund e Trondhein foi espetacular, muitas paradas para fotografias.
Para acompanhar a próxima etapa clique aqui Noruega – Viagem de carro de Trondhein a Mo I Rana
Se quiser acompanhar toda a minha viagem pela Noruega até Cabo Norte, etapa por etapa, acompanhe em meus posts:
Viagem de carro pela Noruega – Parte 1: Oslo | O que fazer e atrações turísticas
Viagem de carro pela Noruega – Parte 2: de Oslo a Bergen
Viagem de carro pela Noruega – Parte 3: de Bergen a Geiranger
Viagem de carro pela Noruega – Parte 4: de Geiranger a Trondhein
Viagem de carro pela Noruega – Parte 5: de Trondhein a Mo I Rana
Viagem de carro pela Noruega – Parte 6: Circulo Polar Ártico
Viagem de carro pela Noruega – Parte 7: de Narvik a Tromso
Viagem de carro pela Noruega – Parte 8: Cabo Norte.