Home NoruegaAlesund Viagem de carro pela Noruega – Parte 6: Circulo Polar Ártico

Viagem de carro pela Noruega – Parte 6: Circulo Polar Ártico

by viagemcomgrando

Após um merecido descanso em Mo I Rana , nosso próximo objetivo é chegar ao Paralelo 66,33 N , ou seja, o tão esperado e almejado Circulo Polar Ártico.
Ao sair de Mo I Rana certifique-se que seu carro esteja com o tanque cheio, pois os postos de abastecimento daqui para o norte são poucos, e a região é completamente inóspita, desértica.
Depois de rodar 85 km rumo norte pela E6, você começa a ver placas indicativas do Artic Circle Center, nas montanhas do Saltfjellet National Park.

Chegando lá, existe uma construção com uma arquitetura muito legal, e dentro, uma loja com uma enorme variedade de souvenirs lembrando do local, em especial do Círculo Polar, e um bom Café para esquentar um pouco.
Este ponto turístico está aberto apenas no verão, ou seja, de Maio a Agosto. Pegamos muitos metros de neve no caminho e ao redor da loja, mas muito bem liberado para o trânsito de pedestres.

É uma experiência inesquecível poder chegar aqui, Chegar ao Paralelo 66,33 N é uma coisa para poucos aventureiros podem crer, mas com um bom planejamento, um roteiro bem estudado, e espírito de aventura você chega tranquilo.
Esta região da Noruega é uma faixa de terra estreita e muito longa, pontilhada por milhares de ilhas.
A paisagem é uma das mais belas e únicas do norte da Europa.


Recomendo que faças este trecho de viagem, ao Circulo Polar Ártico, somente no verão quando o Sol da Meia Noite já derreteu boa parte da neve e as estradas ( E6 ) já foram completamente liberadas sem nenhum perigo. A luz do sol vai iluminar teu caminho durante as 24 horas do dia, tornando a viagem uma experiência única que não terás em qualquer outra parte da Terra.
Porém, fique atento. O clima nesta região é muito imprevisível e selvagem ao extremo. Sempre cheque as condições do clima com a polícia de estrada local antes de se aventurar.

Após algumas horas no marco turístico do Círculo Polar Ártico retomamos nossa viagem com destino à cidade de Narvik, mais uns 400 km sentido norte. Nosso objetivo é chegar à cidade mais ao norte do mundo, Honningsvag, e de lá, ir para Cabo Norte no Paralelo 71,10 N.

Depois de umas duas horas de estrada, chegamos em Fauske, que é uma das bases para quem quer chegar de navio para as ilhas Lofoten. Tem saidas de Fauske e também de Bodo uma cidadezinha loga adiante.
Depois de uma parada para o almoço, às 4 da tarde, seguimos rumo Narvik, mais uns 300 km à frente. Mas como já falei anteriormente, nesta época do ano nunca anoitece por aqui, portanto você perde a noção das horas, e pode-se dirigir em pleno dia com sol ou não por 24 horas de plena claridade.

Em Bognes, tomamos o Ferry Ferjetkai para Skarberget, e 60 km à frente, outro Ferry em Vidrex para Hakvika. Nesta parte da Noruega os Fiordes são muito profundos impedindo a construção de pontes, então a solução é embarcar seu carro e continuar a viagem.
No final do dia, ou seja, lá pelas 22 horas chegamos em Narvik . O Sol ainda está alto, porém bastante nublado. Aqui já estamos em clima do Sol da Meia Noite, quando ele nunca se põe. Nosso organismo estranha muito, você não tem sono e continua com energia plena.


Fotos abaixo, Travessia para Narvik, com as ilhas Lofotem à frente. À direita, a altura do Sol próximo a Narvik às 22 horas.

Acompanhe o próximo post da etapa Noruega – Viagem de carro de Narvik a Tromso

Se quiser acompanhar toda a minha viagem pela Noruega até Cabo Norte, etapa por etapa, acompanhe em meus posts:
Viagem de carro pela Noruega – Parte 1: Oslo | O que fazer e atrações turísticas

Viagem de carro pela Noruega – Parte 2: de Oslo a Bergen
Viagem de carro pela Noruega – Parte 3: de Bergen a Geiranger
Viagem de carro pela Noruega – Parte 4: de Geiranger a Trondhein
Viagem de carro pela Noruega – Parte 5: de Trondhein a Mo I Rana
Viagem de carro pela Noruega – Parte 6: Circulo Polar Ártico
Viagem de carro pela Noruega – Parte 7: de Narvik a Tromso
Viagem de carro pela Noruega – Parte 8: Cabo Norte.


Narvik é o lugar de uma das piores batalhas da Segunda Guerra Mundial no norte da Europa. Os Britânicos atacaram a base Nazista de Hitler em Narvik nos dias 9 e 10 de abril de 1940.
Estando em Narvik, se sobrar algum tempo livre, você pode tomar o Teleférico Gondolbanen que o levará ao topo da montanha Fagernesfjell a 700 mt de altitude onde terá uma bela vista da cidade e dos fiordes. Se sobrar tempo, visite o Museu da Guerra, e mais completo no assunto da Escandinávia.

Galeria de algumas fotos da estrada para Narvik

You may also like

Leave a Comment