Após a separação da Eslováquia nos anos 90, o governo da República Tcheca realizou grandes investimentos na área do turismo transformando este país num dos principais destinos turísticos da Europa.
O principal cartão postal da República Tcheca sem dúvida é Praga, mas não cometa o erro de conhecer apenas esta cidade em sua viagem por este maravilhoso país. Além de Praga, existem muitas outras cidades que valem muito a pena se conhecer e o mais importante é que estão há uma pequena distância da capital.
Tudo vai depender do tempo disponível que você tem para conhecer o país. Pessoalmente, eu recomendo no mínimo oito dias de viagem para você ter um conhecimento básico das principais cidades da República Tcheca.
Além de Praga, eu recomendo no mínimo outras três cidades no interior deste pequeno país que são simplesmente imperdíveis. São elas: Karlovy Vary, Cesky Krumlov e Pilsen.
Você pode fazer um bate e volta de trem, tendo como base a cidade de Praga, mas desta maneira tenho certeza que vai ser bastante corrido. A segunda alternativa, é alugar um carro por uma semana e determinar seu próprio tempo.
A melhor alternativa quando fores para estas cidades, é ficar em hotel ou pousadas por uma noite em cada uma delas, tenho certeza que vais aproveitar muito mais, sem correria.
Nós estávamos viajando de carro por todo o leste europeu e ficamos um dia inteiro e uma noite em cada uma destas cidades e para Praga reservamos quatro dias. Acho que foi bastante acertado, deu para conhecermos muito deste país e acredito que este tempo foi o ideal.
De carro, você atravessa a República Tcheca de um lado a outro em menos de 400 km. As estradas são razoavelmente boas,muito seguro e tranquilo para se dirigir.
Neste post, vou procurar descrever nossa viagem pela República Tcheca e sugerir as melhores opções em cada cidade visitada.
1- CESKY KRUMLOV
Como estávamos viajando pela Áustria, entramos na República Tcheca pela cidade histórica de Cesky Krumlov. Esta é uma pequena cidade medieval na região da Boêmia, situada no sul da República Tcheca com uma extraordinária conservaçao de sua arquitetura barroca e renascentista culminando com ícone da cidade, o belo castelo de Cesky Krumlov no alto da pequena colina no centro da cidade. Hoje, o castelo foi transformado em museu histórico.
A fundação da cidade iniciou-se na curva do rio Vltava onde foram descobertas atividades humanas desde 6000 AC iniciando com as tribos Celtas, mais tarde os Germanos, e na idade média os Eslavos se estabeleceram em definitivo.
No século 13 durande o reinado de Rozmberk é que foi construido o castelo no alto da colina. Esta foi a época de ouro da cidade a qual era considerada a mais importante da Boêmia entre os anos de 1300 a 1600.
Devido à sua localização muito próximo da Áustria, Cesky Krumlov foi bilingue por muitos séculos, quando se falava o tcheco e o alemão.
Durante a segunda guerra mundial os americanos resolveram poupar a cidadezinha de suas bombas destruidoras, e após o final da guerra, esta região passou para o domínio da União Soviética que detonou seu legado artístico e cultural. Nos anos de 1991 e 1992 surgiu um movimento nacionalista que se traduziu pacificamente na independência da República Tcheca e da Eslováquia. Nesta época, a cidade foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, foram então investidos muitos recursos para a reabilitação da cidade sendo hoje, a segunda cidade mais visitada do país.
A cidade é pequena, e dá para conhecê-la a pé, em meio dia . Mas, você vai parar o tempo todo para fotos, entrar em lojas de artesanatos e souveniers, apreciar seu centrinho histórico que está muito bem preservado com suas dezenas de ruelas medievais bastante estreitas mas muito lindas. Não tem erro, caminhe pela rua principal de ponta a ponta, siga o rio e explore as ruelas transversais. Vai ficar impressionado com a beleza escondida nestas ruas estreitas com casas coloridas, floridas e com uma arquitetura característica.
Pontos altos que você não pode perder:
1- CASTELO DE CESKY KRUMLOV
Este é o segundo maior castelo da República Tcheca sendo que a data de sua construção remonta o ano de 1240. Para uma visita, é necessário voce comprar seu ingresso o qual te dá o direito da visita ao museu do castelo e todas suas dependências. Mas para você subir os 200 degraus da torre do castelo, de onde se tem uma maravilhosa vista da cidade, terá que adquirir mais um ingresso em separado, mas vale a pena.
2- Rua Latram
A principal rua da cidade. Esta rua liga o Portão Budejovicka à ponte Lezebnicky, com casinhas históricas, muito coloridas, muitas lojas de artesanatos, cafés e restaurantes. Ao continuar a caminhada no sentido da beira do rio, é onde você vai encontrar os melhores restaurantes da cidade com uma bela vista do castelo.
3-Centro Histórico e Igreja de St. Vitus
O centro é rodeado pelo rio Vltava, com dezenas de ruas estreitas exclusivas para pedestres e moradores locais. A melhor maneira de conhecer esta cidade é simplesmente calçar um bom tênis e caminhar bastante.
A igreja de St. Vitus, é uma igreja católica em estilo neogótico e com entrada gratuita. Vale a pena conhecer pela beleza de seus arcos em mármore colorido e com esculturas em perfeito estado de conservação.
4- Trdelník
Não deixe de experimentar esta iguaria dos tchecos. Este, é uma espécie de bolo no espeto. É um tipo de massa com recheio de nozes enrolada em um palito, grelhada e se você optar, com recheio de chocolate. Com certeza vai querer repetir mais de uma vez.
2-PILSEN
De Cesky Krumlov fomos em direção à Praga, mas apenas 180 km de distância já estávamos nesta linda cidade. Sua história remonta dos anos de 950 . Sua herança histórica vem desde os tempos em que chegou a ser sede do Império Habsburgo, mesmo que tenha sido por pouco tempo. A ida da nobreza para lá levou consigo muita riqueza e o resultado disto, foi a construção de um centro histórico lindíssimo, multicolorido, cheio de teatros, muitas igrejas e uma infinidade de prédios com os mais diversos estilos que vão desde o gótico, renascentista e barroco. Hoje, Pilsen é a quarta maior cidade do país com aproximadamente 200.000 hab. e é mais conhecida por ser o berço das melhores cervejas do leste europeu. A cervejaria mais famosa é a Pilsner Urquell, um tipo de cerveja de baixa fermentação que guarda sua fórmula inalterada desde 1840. Na cidade, há dezenas de fábricas e adegas de cervejas, todas rodeadas por lindos parques. Em seu centro histórico chama atenção a grande sinagoga do século 18 com suas duas abóbodas vermelhas e a Catedral de São Bartolomeu. Em 2015, Pilsen foi eleita a capital européia da cultura.
Para esta cidade, recomendo no mínimo um dia inteiro de estadia. Você poderá deixar seu carro no estacionamento do hotel e se locomover por todo o centro histórico a pé. As ruas são extremamente limpas, todos os postes estavam repletos de flores dando um ar de cidade muito bem cuidada.
Os melhores pontos de visitação são:
1- Catedral de São Bartolomeu
Em estilo gótico com uma torre 102 metros de altura é a estrutura mais chama atenção na cidade. Sua construção iniciou-se no ano de 1292 e foi concluida no século XVI. Está localizada bem no centro da cidade e a subida de sua torre com mais de 300 degraus desafia qualquer visitante que queira ter a melhor vista da cidade, mas para isto, terá que comprar um ticket de acesso à torre.
2-Grande Sinagoga
A cidade de Pilsen já teve cinco sinagogas desde os anos de 1300. Infelizmente, com a ocupação nazista entre os anos de 1939 e 1945 a maioria delas foi completamente destruidas. Hoje em dia, restam apenas duas delas.
A grande \sinagoga, é a segunda maior da Europa e perde em tamanho apenas para a de Budapeste e a de Jerusalém.
Ao visitar a sinagoga, você é transportado para os tempos sombrios em que os judeus foram sistematicamente arrancados de seus lares pelas tropas nazistas que dominavam todo o leste. Hoje, depois de uma reforma completa, serve como local de cultos e consertos. A excepcional acústica e seu órgão clássico são simplesmente inigualáveis.
3- Coluna da Peste ( Plaga Collumn)
Encomendada pelos burgueses de Pilsen como forma de agradecimento pelo fato da cidade ter sido salva da peste negra. Um conjunto de quatro estátuas em sua base, com uma enorme coluna ao centro que tem em seu topo uma Madona com uma criança em seus pés.
A Coluna está situada na Praça da República ao lado do lindíssimo prédio da Câmara Municipal e tem como data da sua construção o ano de 1680 época em que o Imperador romano Rodolfo II fugiu para Pilsen enquanto a terrível peste negra se espalhava por toda Europa Central.
4- Praça da República
Este é o ponto central da cidade de Pilsen. Quando esta praça foi construida por volta de 1290, era a maior praça de toda a Europa. A praça é totalmente rodeada por lindos edifícios nos estilos góticos, barrocos e renascentista. Com destaque estão a Catedral de São Bartolomeu, a Câmara Municipal e a Coluna da Peste. Este é o local dos maiores eventos da cidade de Pilsen . No mês de agosto, é neste local que é realizado o maior festival de cerveja de todo o país com músicas ao vivo, barracas de alimentos e de todas as cervejarias da cidade.
5-Pilsen Historical Underground
Este é um daqueles passeios que te remetem à um mundo subterrâneo da época medieval, e que também foi palco de esconderijos dos habitantes locais quando da invasão pelos nazistas na segunda guerra mundial.
Para se fazer esta visita, você deve comprar um ticket com dia e hora marcada. O guia te levará por diversos labirintos de túneis subterrâneos que de vez em quando se abrem em enormes galerias que mostram a arte da fabricação da cerveja nos tempos em que não existiam geladeiras para o controle do processo de fermentação da cerveja. Para os apreciadores de cerveja, este é um passeio imperdível pela história deste produto.
5- TOWN HALL
Este é um belíssimo edifício do século XV , com uma fachada que chama sua atenção de longe, em estilo renascentista. Este prédio, foi comprado pelo município em 1407 e foi transformado na sede do poder legislativo da cidade desde então. A entrada para visitas é gratuíta.
3- KARLOVY VARY
Apenas 80 km de Pilsen, no sentido norte, quase na fronteira com a Alemanha, está esta maravilhosa cidade. Karlovy Vary, é uma cidade muito diferente das demais neste país. Sua base econômica se originou desde a época do Imperador Carlos IV ,que mandou construir este balneário de águas termais ao estilo dos romanos. Desde o século IV este foi um destino regular do o Imperador que visitava as fontes termais para restabelecer sua saúde. Desta maneira, a cidade ficou conhecida como um destino turístico da classe média e alta da região da Boêmia.
Se você tiver a curiosidade de encontrar as nascentes das águas termais, vai fazer uma boa caminhada pelos arredores da cidade. Procure pelas “Colunatas” que abrigam as mais diversas fontes termais com uma maravilhosa arquitetura, designs diferentes, com enormes pilares de pedra e ornamentos em madeira. O ponto alto é o Market Colonnade e o Park Colonnade.
Além destas fontes termais, você vai ficar encantado com a linda arquitetura no centro da cidade ao longo do vale do rio que é totalmente rodeado por grandes edifícios. Isto se deveu porque a cidade atraiu muitas pessoas ricas que rotineiramente para lá iam para aproveitar as propriedades medicinais de suas águas termais , e com todo este movimento, foram sendo erguidos tantos edifícios monumentais. Definitivamente, a melhor maneira de se conhecer esta cidade é caminhar muito pelas largas calçadas ao longo do rio Tepla e ir curtindo os lindos jardins, pontilhões de pedestres e a linda arquitetura das edificações. Além disto, explore as ruelas no centrinho da cidade, todas muito limpas, com flores, exclusivas para pedestres. Saia da rua central.
Alguns dos lugares que recomendo para visitar;
1- Mill Colonnade
2- Spa Treatments
3- Dianna Tower Lookout
4- Church of St. Mary Magdallene
5- Grand Hotel Pupp
6- Stara Louca
Esta é uma rua com lindas casas medievais, ricamente preservadas situada na margem norte do rio Tepla. Ao longo desta rua você encontrará belas boutiques, muitos cafés, restaurantes e lojas de artesanato. No outro lado do rio, fica a Nova Louka, onde se destacam maravilhosos edificios renascentistas e neoclássicos sede de diversos hotéis de luxo.
7- Market Colonnade
Local de fontes termais que saem a 64 graus de temperatura. Belo edifício de madeira branca caprichosamente exculpido que vem atravessando séculos de muita história.
Pegamos um dia bastante nublado em Kalovy Vary mas sem chuva, o que nos permitiu visitar praticamente toda a cidade.
4- PRAGA
Como de costume, sempre deixamos a cereja do bolo por último. De Karlovy Vary até praga são apenas 125 km que você faz tranquilamente em uma hora e meia. Estrada boa, sem pedágios e com paisagem maravilhosa.
Praga, é a capital da República Tcheca, e é cortada pelo rio Moldava, um dos afluentes do Rio Danúbio. No coração do centro histórico está localizada a praça da cidade velha com dezenas de lindos edifícios nos mais diversos estilos barroco e neoclássico´ muitas igrejas em estilos estilos barroco e góticos, mas com certeza, o que mais vai chamar sua atenção, é o famoso Relógio Astronômico Medieval que apresenta um show de música e dança de soldados em sua torre de hora em hora.
Outra atração da cidade velha é sem dúvida a Ponte Carlos, que está resistindo desde 1400 quando foi construida. Atualmente esta ponte é um caminho exclusivo para pedestres apreciarem as maravilhosas esculturas e estátuas de santos católicos que a ornamentam nos dois lados.
Praga está classificada como uma das melhores cidades da Europa para se fazer turismo, uma cidade repleta de muita história e cultura, aliadas à um exclusivo charme medieval que te transporta para uma época sem igual.
A melhor maneira de se conhecer esta cidade é caminhando muito. Esqueça o carro.
Para três dias inteiros em Praga, vou procurar detalhar apenas dez pontos que para mim não podem ficar de fora de seu passeio.
Como gosto de fazer, sempre que visito uma cidade com muita história, cultura e lugares históricos para se ver, costumo contratar um guia turístico particular para me mostrar a cidade do ponto de vista local.
Em Praga, contratamos uma guia turistica que nos foi recomendada pela recepção do hotel onde estávamos. Descendente de judeus, muito simpática, culta e extremamente profissional, nos encontrou em nosso hotel após o café da manhã e permaneceu conosco até a noite. Nosso almoço e jantar foi em lugares que não são frequentados por turistas. Nos levou para restaurantes em tabernas subterrâneas onde pouca gente imagina que existem. Tudo de primeira. Foi um dia inteiro de caminhadas, nos mostrou o que há de melhor em Praga, nos contando e mostrando sua história, cultura, e lugares históricos da cidade. Sem esta guia, não conseguiríamos ver e saber nem a metade do que vimos.
1- Praça da Cidade Velha
Ponto de partida para qualquer turista que visita Praga. Procure chegar bem cedo, pois em poucas horas este local vai estar ocupado por uma multidão de turistas do mundo inteiro e vai ser um pouco difícil para você fotografar e se locomover. Por causa disto, decidimos retornar no dia seguinte bem cedinho, estava uma maravilha.
O ponto alto da praça é o Relógio Astronômico de Praga , cartão postal da cidade. Além desta atração, você vai ficar encantado com a quantidade de edifícios barrocos muito coloridos que rodeiam a praça por inteiro.
2-Relógio Astronômico de Praga
Já que você está na Praça da cidade velha ( Staromestske namesti ), olhe para a parede sul do prédio da antiga prefeitura . Com certeza ele já te chamou atenção. Este é o relógio astronômico em funcionamento, mais antigo do mundo, e está nesta parede desde o ano de 1410, sempre em funcionamento. O relógio astronômico é o símbolo maior desta cidade. Não deixe de aguardar até a hora completa, pois de hora em hora tem uma apresentação de música e show de dança de pequenos bonecos no alto da torre. Em cada janelinha um músico coloca a cabeça para fora e com seu clarinete executa uma música típica. Ao mesmo tempo, uma roda com diversas miniaturas de dançarinos completam o show.
3- Bairro Judeu
Muito próximo da praça da cidade velha, não mais que 10 minutos de caminhada, no sentido do rio, está o Bairro Judeu, Josefov. Este bairro se originou ainda na Idade Média, quando duas comunidades judias existentes, uma organizada ao redor da Sinagoga Staronová e outra na Sinagoga Espanhola foram se unindo gradualmente se transformando em um único bairro. A comunidade judaica de Praga aqui se estabeleceu por volta do século X , quando foram expulsos de outros lugares.
Atualmente resta pouco do que já foi este bairro, sua maior parte foi destruida pelos nazistas quando da invasão do Leste Europeu em 1939.
O ponto mais visitado deste bairro são as redondezas do cemitério judaicoe a Sinagoga Pinkas, que é um memorial ao holocausto.
4-Cruzeiro pelo Rio Moldava
Este é outro passeio imperdível. É uma das melhores maneiras de se ver a cidade de diferentes ângulos, passando pelos mais importantes pontos turísticos da cidade baixa. O Moldava, um afluente do Danúbio, é o maior rio da República Tcheca, e em Praga, suas margens são tomadas por edifícios com arquitetura muitíssimo interessante. O barco vai fazendo ziguezagues por estes pontos e quando passa sob as dezenas de pontes de pedra é que se tem a real noção dos detalhes de ornamentação destas obras. Coisas que não se faz mais nos dias atuais.
A maioria dos cruzeiros duram em torno de duas a tres horas e saem embaixo da famosa Ponte Carlos, bem no centro da cidade.
Já na saída, você terá uma bela vista da “Malá Strana”, a cidade velha, e lá no alto, o Castelo de Praga. Carregue contigo algumas baterias de reserva pois as fotos serão muitas.
5- Caminhada através da Ponte Carlos
Praga tem dezenas de pontes interligando as duas margens do Rio Moldava, mas com certeza nenhuma delas é mais famosa do que a Ponte Carlos. Ela conecta o centro histórico da cidade com a “Malá Strana” , ou cidade pequena em uma tradução livre, no outro lado do rio. Para este passeio pela Ponte Carlos, também recomendo que você vá cedo, pois a multidão de turistas logo vai te dificultar bastante para capturas de belas fotos.
Esta ponte, foi toda feita de blocos de arenito da Boêmia sendo que sua construção iniciou-se em 1357 a pedido do Rei Carlos IV. Naquela época era chamada de ponte de pedra e era a única ligação entre as duas margens do rio.
Um fato interessante, são as dezenas de estátuas de santos que ornamentam seus dois lados. Estas estátuas somente foram colocadas por volta do século 18 e pagas por nobres, universidades e é claro, pela Igraja Católica.
Atravessar esta ponte, pisando sobre suas pedras que testemunharam tantos séculos de história, ver a cidade, monumentos, castelo, suas duas torres uma em cada lado, causa uma sensação emocionante, às vezes difícil de descrever em palavras. Nem o Rei Carlos e nem o arquiteto Petr Parler que a projetou viveram para atravessar seus mais de 500 metros de extensão com seus dezesseis arcos que a sustentam até hoje.
6- Veja a troca de guarda no Castelo de Praga.
Para quem gosta deste tipo de cerimônia, é bastante interessante. A cada hora, apartir das 07,00 h os sentinelas dos diversos portões do castelo são trocados. Mas a principal cerimônia desta troca, acontece diariamente às 12 h no pátio principal do castelo. Chegue meia hora antes, pois uma multidão de turistas se aglomeram próximo das grades para ouvir a fanfarra e apreciar a troca de estandarte do regimento da guarda.
Esta visita não estará completa sem uma visita pelo interior do castelo e seus belos jardins com uma maravilhosa vista da cidade baixa e do rio Moldava.
Já que você entrou, faça uma visita pelo interior da bela Catedral de São Vito com suas galerias de arte.
Para este passeio, reserve pelo menos meio dia, pois este é o maior complexo de castelo medieval do mundo.
7- Almoce em uma Taberna típica de Praga
Após horas de caminhada, gastando muita energia, é hora de parar e abastecer. A cidade de Praga é conhecida pela sua ótima culinária européia, mas , sempre que visito países diferentes procuro comer seus pratos mais típicos. Na República Tcheca definitivamente a especialidade culinária é o joelho de porco assado com cerveja.
No restaurante/Taberna em que fomos almoçar ( U Pavouka, uma taberna do século XII ), eles afirmam que seus “Knuckles”, como eles chamam o joelho de porco, é o melhor do mundo. Provei, e realmente é muito bom.
8- Termine seu dia em um Happy Hour na Venceslas Square
Muito pertinho da Praça da Cidade Velha, uns 10 munutos de caminhada está este maravilhoso endereço. Rodeada por muitas lojas, hotéis, bares e restaurantes.
Dizem que a cerveja da República Tcheca é uma das melhores do mundo, eles têm meu voto. Então, nada melhor de se finalizar um dia de muitas caminhadas em um bar, mesas nas calçadas, apreciando o movimento de turistas , as belezas do local, degustando uma boa cerveja.
9- Se sobrar algum tempo nestes quatro dias, volte muitas vezes para a cidade velha e explore as dezenas de ruas transversais ao rio Moldava. Não tem como se perder. Você vai derscobrir muitas coisas que não constam nos roteiros turísticos convencionais. Esta também é uma ótima maneira de se conhecer uma cidade.