Home ProvenceAix en Provence Descubra os encantos da Provence

Descubra os encantos da Provence

by viagemcomgrando

Nós já conhecíamos a Provence superficialmente . Meu sonho era conhecê-la a fundo, todas as pequenas vilas e cidadezinhas medievais, de carro e sem pressa.
Para quem não está muito familiarizado com a geografia da França, a Provence é uma região no sudeste deste país, que faz fronteiras com a Itália e o Mar Mediterrâneo. É conhecida por suas lindas paisagens retratadas muito bem por Van Gog , que vão desde os Alpes do sul , às planícies de Camargue, além de vinhedos, plantações de oliveiras, florestas e campos de lavandas na região de Lourmarin, e Valensole.
Ao sul, você vai se deliciar com a famosa Côte dAzur , onde o Mediterrâneo e suas encostas de terra vermelha vão te levar até as charmosas cidades de Nice, Cannes, Sait-Tropez e Marselha.
Demorei um bom tempo para decidir como explorar esta região de uma maneira mais aproveitável possível. Este é o meu roteiro e dicas para quem pretende conhecer a Provence mais a fundo .

Quando visitar a Provence

Se seu objetivo principal é visitar os campos de lavandas, a melhor época do ano para esta viagem é entre o final de Junho e início de Agosto. Este é o período em que as florações dos campos de lavandas estão no auge. Os melhores lugares, onde se encontram os maiores campos de lavandas, são as vilas de Lourmarin, Gordes e Valensole, bem no interior da Provence.


Mas se seu objetivo é conhecer a Provence a fundo, sem pressa e sem uma multidão de turistas, recomendo fazer esta viagem na primavera, meados de Maio a meados de Junho. Foi o que decidi fazer. Esta época do ano, não é considerada alta temporada, então, os preços dos hotéis, restaurantes ,alimentos e demais atrações turísticas são muito mais baratos. Além de você se livrar de longas filas para tudo, dias de verão com um sol insuportável e dificuldades em reservas de hotéis, nesta época, tudo é mais tranquilo, além de pegar aquele clima de final de primavera. Como meu objetivo era conhecer a Provence sem pressa, programei um tempo de duas semanas nesta região, incluindo uma passagem pela Riviera Francesa.

A melhor maneira de explorar a Provence

Em nossas viagens, eu gosto de explorar os países a fundo, gosto de conhecer cidades grandes, mas minha preferência é pelo interior, paisagens, montanhas, cidadezinhas históricas, lugares retratados em cartões postais e telas.
Quando decidimos pela Provence uma das curiosidades era conhecer as paisagens retratadas por Picasso, Matisse,Cezanne, Van Gogh entre outros, além das pequenas cidadezinhas e vilas medievais e históricas pelo interior.
Minha logística para melhor aproveitar o roteiro foi escolher duas bases de saídas diárias, assim não precisaríamos ficar trocando de hotel quase todos os dias. E deu muito certo, funcionou muito bem.
Nossa primeira base foi a cidade de AVIGNON.
A partir de AVIGNON, nosso roteiro foi:
1 – Pont du Gard, distância de 25 km
2 – Arles, distância de 40 km
3 – Saint-Remy-de-Provence, distância de 20 km
4 – Les Baux-de-Provence, ( Cariére de Lumiere ) distância de 43km
5- Cavaillon, distância de 25 km
6- Fontaine-de-Vaucluse, distância de 38 km
7- Isle Sur Sorgue, distância de 27 km
8- Gordes, ( Bories Village, Sénanque Abbey ) distância de 38 km
9- Roussillon, distância de 48 km


Nossa segunda base foi AIX-EN-PROVENCE
A partir de Aix-en-Provence, nosso roteiro foi:
1 – Marseille, distância de 40 km
2 – Cadenet, distância de 35 km
3 – Lourmarin, distância de 39 km
4 – Bonieux, distância de 55 km
5 – Valensole, distância de 70 km
6 – Manosque, distância de 60 km
7 – Moustiers-Sainte-Marie, distância de 90 km
8 – Canyon du Verdon, Lago, distância de 100 km, 10 km de Moustiers SM

Para chegar na Provence, você tem diversas opções de transportes. A partir de Paris, pode-se chegar via aérea até Marselha, por trem TGV até a cidade escolhida ou pode retirar seu carro locado já no aeroporto de chegada e ir dirigindo .
Estando em Avignon, recomendo no mínimo dois dias para esta cidade. A cidade é uma das mais fascinantes do interior da França, com muita história para ser vista. Foi a sede dos Papas Católicos de 1309 a 1377 e sua visita ao Palais des Papes é simplesmente imperdível.
Para dois dias de AVIGNON, recomendo:
1- Le Palais des Papes . Um dos edifícios mais importantes e emblemáticos de Avignon. Sua estrutura domina a vista da cidade histórica . Sua construção é de 1252, e foi usado como sede papal apartir de 1309. É considerado um dos maiores edifícios góticos madievais do mundo . A visita completa levará no mímimo meio dia, tente terminar a visita no topo de suas muralhas, onde terás uma das melhores vistas panorâmicas de Avignon e arredores.
2- Le Pont dAvignon . Construção medieval do séc. XII para a travessia do Rio Ródano. Após uma inundação no séc XVII, o que restou da ponte vai somente até a metade do rio. Da ponte você tem uma bela vista do Palácio dos Papas.
3- Les Halles dAvignon . É o mercado coberto de Avignon há mais de um século. Aqui você pode escolher a verdadeira comida provençal fresca e autêntica.
4-Notre-Dame des Doms. Localizada ao lado do Palácio dos Papas, é um belo exemplo da arquitetura medieval do século XII. Sobre a torre do sino está a icônica estátua em ouro da Virgem Maria, visível de longe.
5- Museu Angladon. Instalado em uma bela construção do século XVIII, guarda uma grande coleção particular de Jacques Doucet. Em seus salões estão expostos permanentemente obras de Picasso, Cézane, Sisley, Degas, Van Gogh entre muitos outros. Vale a pena uma visita.
6- Centro Histórico . A melhor maneira de se conhecer uma cidade é caminhando. Em Avignon não tem como se perder. Caminhe pelas ruas medievais e descubra centenas de lojas locais, artesanatos, restaurantes, cafés, e uma variedade de construções maravilhosas. A maioria destas ruas são exclusivas para pedestres.
7- Se sobrar tempo, ou se estiver chovendo, vá aos outros dois museus de Avignon. O Museu Lapidaire, contém uma grande amostra de esculturas, estátuas e masaicos da era pré-romana. Já o Museu Calvet tem uma amostra geral da arte francesa dos últimos 500 anos.

1 – PONT DU GARD. A mais alta e mais bem conservada do Império Romano. Construída no século I dC funcionava como ponte e aqueduto. Levava água por mais de 50 km até a cidade de Nimes.Patrimônio mundial da Unesco desde 1985.
Para chegar até aqui, são apenas 25 km de Avignon, um passeio de pouco mais de meia hora. Reserve maio dia para esta visita. É permitido atravessar a ponte para outro lado do rio Gardon. Em seu GPS coloque a cidade de Vers-Pont-du-Gard. Para uma vista completa da ponte suba uma colina na cabeceira sul, e verás as escavações entre rochas como continuidade do aqueduto.

2 – ARLES . Capital provincial da Roma Antiga. O Anfiteatro de Arles é a atração principal da cidade. As redondezas de Arles são famosas por inspirar muitas das pinturas de Van Gogh. Saindo de Avignon, são apenas 40 km de distância, mas reserve meio dia para Arles.

3 – SAINT REMY . Uma das cidadezinhas imperdíveis da Provence. Aqui foi que viveu o famoso Michel de Nostredame, ou, Nostradamus. Para quem aprecia arte, e assistiu o filme sobre a vida de Van Gogh, foi em Saint Remy que o famoso pintor ficou internado no monastério de Saint Paul de Mausole, períodos de extrema “loucura” saindo todos os dias por lugares diferentes no meio do campo, procurando inspiração para suas telas. Foi o período de maior criatividade de Van Gogh. Esta cidade merece no mínimo meio dia de visita, e a melhor maneira de conhecê-la é caminhando pelas charmosas ruazinhas medievais para pedestres, cheias de lojinhas de artesanatos e restaurantes. Com certeza, esta será apenas a primeira vez de Saint Remy. Você vai querer voltar com mais tempo. Eu também.

4 – LES BAUX DE PROVENCE. Esta visita pode ser feita no mesmo dia de Saint Remy, uma vez que ficam muito perto uma da outra. Reserve uma manhã para Saint Remy, e à tarde para Les Baux. Esta vila, no meio de um rochedo, no topo de uma montanha de pedras, é um dos lugares mais inusitados da Provence. A vila é composta por casas de pedra que fazem parte da paisagem. Existe uma lenda que diz que Les Baux foi fundada por Baltazar, um dos três Reis Magos. Na vila existem poucos moradores fixos, a maioria mora nos arredores e vai apenas para trabalhar em lojas e restaurantes. Não deixe de subir as ruinas do castelo, lá de cima terás uma linda vista dos campos da Provence. Uma das maiores atrações de Les Baux, é um espetáculo de projeções multimídia em um local escavado sob as rochas formando enormes galerias e salões com uma acústica fenomenal. Fique atento para a agenda no CARRIÈRES DE LUMIÈRES, pois todos os anos o tema é diferente. Você compra seu ingresso e permanece por quanto tempo quiser vagando pelos diversos salões de projeção. Em 2019 tive a sorte de assistir as projeções das obras de Van Gogh. Foi inesquecível, assisti repetidas vezes para me satisfazer, assim mesmo queria permanecer por mais tempo.

5 – CAVAILLON .
6 – FONTAINE DE VAUCLUSE
7 – ISLE SUR SORGUE . Estes três lugares podem ser visitados em um mesmo dia. Saia bem cedinho para aproveitar ao máximo. A partir de Avignon, percorrendo menos de 50 km você chega nas três cidadezinhas. Dentre os três se destaca a cidadezinha de Isle Sur Sorgue. É considerada a Veneza da França. O rio Sorgue corta a cidade com dezenas de barragens e canais onde em toda sua extensão existem moinhos d`agua ainda em funcionamento. A cidade é um encanto de linda, com flores em todas as ruas e canais. A vontade é de passar o dia todo aqui. Sua Catedral Barroca é outro ponto imperdível.
Já a Fontaine de Vaucluse é uma pequena vila pequena na base de uma montanha onde é a nascente do rio Sorgue. É a fonte mais forte de toda a França com uma vazão de mais de 90 mil litros de água cristalina por segundo. A vila é cheia de restaurantes e lojas que fazem a alegria dos turistas.


8 – GORDES . É uma impressionante vila enraizada no sopé de uma montanha da região de Vaucluse, de frente ao Luberon. Gordes com certeza é uma das aldeias mais belas e conhecidas da Provence. Os edifícios e casas são feitos de um tipo de pedra branca montados nos penhascos da montanha . Ao caminhar pelo centrinho histórico você voltará à idade média onde as ruazinhas estreitas de pedra parecem labirintos sem fim mas que te impressionam pela beleza impar. Alguns dos maiores artistas franceses escolheram esta vila para viver.


A distância de Gordes a partir de Avignon é de apenas 40 km. E já que estamos por aqui, vamos aproveitar para visitar outras duas belas atrações da Provença:
1-LES BORIES- É um vilarejo de casas de pedras com uma arquitetura muito típica da Provence medieval, que era usado como moradia temporária dos agricultores em certas épocas do ano. Muito interessante uma visita, apenas poucos km de Gordes.


2- SENANQUE ABBEY – É uma bela abadia distante 5 km da vila de Gordes. A abadia toda de pedra, foi construída em 1148 pelos monges cistercienses que a administram até os dias atuais. No seu interior você poderá visitar diversos locais , como a capela, dormitórios, refeitório e a parte interna do jardim. Eles produzem e vendem ainda hoje óleo de oliva, mel de lavanda e muitos produtos típicos do local.

9- ROUSSILLON . Distante apenas 50 km de Avignon, esta vila atrai milhares de turistas por ano que vem aqui para ver seus pitotescos edifícios e casas na cor vermelha, rosa e laranja, que são feitos a partir do ocre, um mineral que existe naturalmente nas falésias que circundam a vila. No século 17 o ocre era usado como pigmento da indústria têxtil e no auge da produção, milhares de trabalhadores extraiam este mineral das pedreiras de Roussillon. Faça uma caminhada pelas ruas estreitas da vila. No terraço da igrejinha você vai ter a mais bela vista das redondezas. Reserve meio dia para esta visita.


Após explorar a Provence tendo como base a cidade de Avignon, vamos fazer nossa “mudança”para a cidade universitária de Aix-en-Provence. Em ambas cidades a melhor opção é você locar um apartamento bem localizado, com boa infraestrutura, e a partir dali, fazer toda sua programação. Desta maneira você conseguirá fazer uma boa economia com alimentação. Usamos o Airbnb para nossa logística.


AIX-en-PROVENCE

Localizada no coração da Provence, Aix está conectada com toda a França e Europa, graças à sua proximidade com o aeroporto de Marselha e também devido às conexões com a rede ferroviária TGV. Aix é a capital histórica da Provence, uma cidade das artes, cultura, universidades, rica herança arquitetônica, enfim, Aix é simplesmente o centro da Provence. Paul Cézanne escolheu esta cidade para viver e trabalhar por causa da sua luz, claridade, das suas belas paisagens do campo e pela facilidade de acesso ao interior da costa de Camargue, Luberon, pré Alpes e o mar Mediterrâneo nas proximidades.
Uma cidade para se passar diversos dias, com opções das mais variadas possíveis, que vai encantar qualquer turista.
O que fazer em Aix:
1- COURS MIRABEAU . Assim como Paris tem a Champs Elysées, Aix tem a sua Cours Mirabeau. Caminhe do início ao fim da principal rua de Aix. Na parte norte você encontrará a FONTAINE DE LA ROTONDE , a maior e mais conhecida fonte da cidade. Cartão postal de boas vindas. Ao longa da Mirabeau existem diversas outras fontaines, rodeadas por fileiras bilaterais de plátanos, e em suas sombras belas sorveterias, restaurantes, brasseries, bares e lojas para todos os gostos e bolsos.

2- Pegue a Rue Thiers e vá em frente subindo a ladeira. Encontre a Église de Madeleine. Por perto da igreja e praça, você encontra o Hôtel de Ville, onde funciona a prefeitura de Aix, com sua destacada torre do relógio. Esta praça do Hôtel de Ville é muito agradável com muitos cafés, restaurantes e muita gente animada.

3- CÉZANNE . Para que vem a Aix para visitar os lugares que marcaram a vida de Paul Cézanne, vá até seu atelier que fica na Avenue Paul Cézanne, n 9 que terá todas informações possíveis sobre a vida e obra deste pintor. Se quiser informações detalhadas clique http://atelier-cezanne.com

4- CAUMONT CENTRE D”ART . Na Rue Joseph Cabassol, 3 , você vai encontrar em um só lugar uma coleção particular que vai desde Monet a Picasso. Se tiver tempo vale a pena. Maiores informações clique caumont-centredart.com
5- Enfim, a melhor maneira de você conhecer esta maravilhosa cidade é caminhando muito pelas lindas ruas de Aix.

Explorando a Provence a partir de Aix.

1- MARSEILLE . A origem de Marselha vem de um povoado grego fundado no século 7 aC. com o nome de Massilia. Foi cercada pelos romanos em 49 aC quando foi anexada à Roma por Júlio César. A partir desta época, tornou-se a porta para o oeste para grande parte do comércio oriental. É a cidade mais antiga da França, e uma das mais antigas da Europa.
Durante o século XX Marselha foi a porta de entrada para muitos imigrantes, o que explica a mistura de raças ali existente hoje em dia.
Para um dia de Marselha, nós escolhemos em primeiro lugar, como todo turista, fazer um city tour de ônibus aberto para termos uma idéia superficial dos principais pontos turísticos da cidade. Ao final de quase duas horas, foi a vez de sairmos, e conhecermos mais a fundo o que mais nos interessou.
De uma maneira geral, achei a cidade um tanto suja, mal cuidada, e com certeza não ficaria mais que um dia na terceira maior cidade da França.
Além do porto de Marselha, que é o coração da cidade, destacaria mais dois lugares que achei muito interessantes:
1- Basilica Notre Dame de la Garde , que está no monte mais alto da cidade, com uma linda vista de 360 graus de Marselha. Suba para o terraço da Basílica para ter a melhor vista. A igreja foi construída em 1853 em estilo neobizantino, e seu interior luxuosamente decorado contém revestimentos em mármore e mosaicos coloridos.
2- Catedral de la Major . Construída entre 1852 e 1893 em estilo neobizantino também, é a maior igreja francesa do século 19 com 141 metros de comprimento e 70 metros de altura. Seu tamanho realmente impressiona.
Se sobrar tempo, faça uma visita ao Chateau d”If , que ficou famoso através do filme “O Conde de Monte Cristo”. Esta fortificação foi feita inicialmente como defesa da cidade, e mais tarde funcionou como uma prisão por mais de 400 anos.
Para seu almoço ou jantar dirija-se para as redondezas do porto onde você poderá escolher entre dezenas de brasseries e restaurantes para sua refeição. Almoçamos e jantamos em dois diferentes e a comida estava maravilhosa.

2- CADENET
3- LOURMARIN
4- BONIEUX. Neste dia de Provence, vamos sair bem cedo para conhecermos três vilas no interior. A mais distante de todas é Bonieux a 55 km de Aix. Decidimos ir direto para lá e ir voltando até Lourmarin, que está apenas 40 km de distância e deixamos por último Cadenet a 30 km.
São três cidadezinhas muito interessantes .

Bonieux, é uma vila com apenas 1500 habitantes. Sua história data do período neolítico e em seus arredores existem diversos monumentos da época romana.
Lourmarin, também é uma vila com características medievais e uma população de menos de 2000 habitantes. Sua origem vem desde o período neolítico, e como vila já tem mais de 1000 anos. No século XII foi construída uma fortaleza e restaurada em 1920 onde hoje se encontra o Castelo de Lourmarin.
É sem dúvida uma das mais belas vilas da Provence, murada, e com suas ruazinhas estreitas que te remetem à idade média.
Ao passear pelo centro histórico vá até a igrejinha na parte mais alta da cidade para sentir a atmosfera que impera neste local. Fora das muralhas você vê plantações de oliveiras, videiras, lavandas e o destaque do Castelo de Lourmarim que deve ser visitado também. Do Castelo se tem uma bela vista da vila, além de conhecermos as exposições, adega de vinho local e os aposentos do século XV.
Para o almoço, escolha qualquer restaurante dentre muitos que existem dentro da cidade murada. Com suas mesas no meio das ruazinhas, com uma atmosfera de calma e tranquilidade, você pode escolher o prato do dia que não tem erro. A comida provençal com seus temperos vai te encantar.

5-MANOSQUE
6- VALENSOLE. No penúltimo dia de interior de Provence, fomos conhecer dois destinos muito procurados também. MANOSQUE, é uma cidade grande para os padrões da Provence, tem quase 30.000 habitantes. Nossa visita à Manosque foi muito mais em função de conhecermos a famosa fábrica de perfumes da L occitane . A cidade não tem nada de mais para se ver, então fomos direto para a fábrica. Após uma visita guiada pela fábrica, logicamente que ela termina na loja de vendas de perfumes . Uma verdadeira tentação para as mulheres. Prepare seu bolso.

VALENSOLE, pequena vila de 3000 habitantes sem nada de mais para se visitar. O que vale em Valensole são as paisagens dos campos de Lavandas e oliveiras. Como nós fomos na primavera, as lavandas ainda não floriram, mas voltaremos aqui especialmente para vê-las floridas.

7- MOUSTIERS-SAINTE-MARIE
Esta vila simplesmente nos encantou. Sem dúvida uma das mais belas da França. Moustiers é famosa no mundo todo pelo seu Mosteiro entre as rochas no topo da montanha. Foi eleita a aldeia mais bonita da França. Tipicamente provençal e parecendo um presépio a céu aberto. A vila é cheia de charme com suas ruazinhas estreitas e pequenas praças para passear.Ao longo do riozinho que corta a aldeia existem dezenas de restaurantes que servem os mais típicos e genuínos pratos provençais . Recomendo um restaurante ao lado do rio,”Restaurant Les Magnans”, soberbo.
O mosteiro, com a capela de Notre Dame de Beauuvoir está simplesmente 262 degraus morro acima. Você deve se preparar para encarar esta subida. uma vez lá em cima , agradeça por ser um sortudo em poder estar neste lugar. A capela é um monumento histórico e muito conhecido pela emoção dos peregrinos que conseguem chegar lá em cima.

8-CANYON DU VERDON, ou GORGES DU VERDON , é um grande desfiladeiro esculpido pelo rio Verdon, que possui corredeiras, e falésias de águas cristalinas. De Moustiers Saint Marie são mais 10 km de estrada até o Canyon. Se estiver com bastante tempo, continue no sentido de Castelane e vá até o Point Sublime para ter a melhor vista do Parque Natural du Verdon

You may also like

Leave a Comment