Home Trilhas TRILHA DA PEDRA FURADA-MORRO DA IGREJA

TRILHA DA PEDRA FURADA-MORRO DA IGREJA

by viagemcomgrando
Morro da Igreja e a Pedra Furada

Para aqueles que gostam de fazer trilhas em meio à natureza e com lindas paisagens, a TRILHA DA PEDRA FURADA no Morro da Igreja em Urubici é uma das mais lindas e prazeirosas de se fazer.

O grau de dificuldade desta trilha é de médio para médio alto. Só é permitido se fazer esta trilha acompanhado por um guia de trilha credenciado junto ao ICMBio em Urubici, por se tratar de uma área militar de segurança, o controle de entrada é bem rigoroso.

Se você está planejando fazer esta trilha, o primeiro passo é contatar um guia credenciado. Todas as pousadas e hotéis em Urubici tem os contatos destes guias. Cada guia tem um limite de pessoas que ele pode levar, portanto, faça tudo com antecedência para não ficar de fora.

Trilha da Pedra Furada

Após ter confirmado seu guia, ele vai te passar todas as informações necessárias para esta trilha, desde o que levar, roupas, tipo de mochilas, calçados, repelente de mosquitos, protetor solar, capa de chuva , muita água e alimentos para lanche de manhã e almoço.

Esta trilha tem uma duração de aproximadamente 5 a 6 horas dependendo da turma composta, e um percurso de aproximadamente 8 km ida e volta.

Se Você estiver de carro, e queira ir com o seu, normalmente os guias marcam um encontro no portão de entrada para o Morro da Igreja. O próprio guia pega a sua autorização no ICMBio,caso contrário, os guias te pegam em seu hotel ou pousada.

Normalmente o horário de saída é bem cedinho, lá pelas 7,30 máximo 8,00 hs. Levante bem cedo, faça um bom café da manhã e esteja preparado.

No dia em que fizemos esta trilha, quando chegamos no pé do Morro da Igreja estava tudo branco de neblina. Não dava para se ver quase nada. Em questão de poucos minutos, o tempo foi abrindo e em poucas horas estava um dia maravilhoso de céu azul com algumas nuvens para compor a paisagem.

Vista da Pedra Furada pela trilha, parece impossivel, mas chegamos lá dentro.

O nosso guia, Moacir Pessoa (Instagran moa_pessoa), Fone 49 99145 1203 , é um guia muito profissional, atencioso e que conhece muito bem todas as trilhas de Urubici, recomendo.

A trilha inicia na beira do asfalto antes da subida final para o Morro da Igreja, percorre toda a lateral norte e leste do morro até chegar lá embaixo nos paredões da serra. A trilha passa em meio á vegetação de mata atlântica, campos e em certos lugares trechos muito limpos de vegetação.

Ao meio dia, estávamos em frente à pedra furada, separados por um precipício em queda livre de uns 500 metros. Chegar na beirada e olhar para baixo dava até tontura.

Vista da Pedra Furada

Após uma pausa para nosso “”almoço””, á base de sanduiches e frutas, com muita água, reiniciamos o trecho final de acesso à Pedra Furada. Só um guia mesmo para saber onde entrar no meio destes paredões de rochas. E lá fomos nós, em certos lugares nos apoiando em árvores, bambus, raízes ou pedras. Mas em nenhum momento vimos situação de risco para ninguém, muito seguro.

Hora do “Almoço”

Finalmente, chegamos “dentro” da famosa Pedra Furada. Impressiona o tamanho da abertura e a arquitetura da rocha. Tem uns 30 metros ou mais de diâmetro de abertura, e de lá embaixo, se vê os penhascos que a rodeiam, incrível.

Após uma meia hora de fotos e descanso, é hora de retornarmos para nossa trilha. Parece mais fácil subir do que descer.

Ao longo do retorno, o pessoal cansou um pouco, e tivemos algumas paradas para hidratação e descanso, afinal, estamos aqui para curtir a natureza, e a pressa não existe, apenas o tempo é que passa.

Lá pelas 15 hs estávamos de volta em nossos carros para o retorno à Urubici, e um merecido almoço de verdade.

Esta é uma daquelas trilhas que você diz ” quero retornar e fazê-la mais uma vez”. A natureza, a paisagem, os campos, paredões, o colorido da vegetação , as montanhas com diferentes formatos e lá embaixo, a mais de 1880 metros , o litoral catarinense.

Vai encarar??

Pegue sua mochila e pé na estrada….

Abaixo, algumas paisagens da Trilha
Ao fundo, o radar do SINDACTA