Home América do Sul SERRA CATARINENSE-URUBICI, THE BEST

SERRA CATARINENSE-URUBICI, THE BEST

by viagemcomgrando

Urubici é sem dúvida alguma, o mais belo e fantástico destino turístico da serra de Santa Catarina.

Esta região da serra catarinense é famosa pelas suas belezas naturais, rios, centenas de cachoeiras, canions,cavernas, dezenas de trilhas entre as mais belas do Brasil, cavalgada sem meio à fazendas cinematográficas e muito contato com a natureza. Quem vai à Urubici, vai para fazer passeios em meio à natureza e não para ficar em um hotel ou pousada.

Neste post, vou procurar descrever as principais atrações de Urubici, sendo que o “cartão postal” da cidade com certeza, é o Morro da Igreja, com a famosa Pedra Furada, esta, acessível via uma maravilhosa trilha de quase um dia , com guia credenciado pelo ICMBIO.

A cidade tem uma grande variedade de opções de acomodação entre pousadas e hotéis. Você encontrará pousadas desde as mais simples e mais em conta até pousadas com categorias de hotéis cinco estrelas, estas, logicamente com seus preços equivalentes. Vale uma bela pesquisa para encontrar seu lugar para ficar.

QUANDO IR PARA URUBICI

Em Urubici a alta temporada dura praticamente o ano inteiro. No inverno, os turistas procuram este destino com a esperança de encontrar neve. Mas nas outras estações, a cidade sempre está cheia de turistas que vão em busca do contato com a natureza, fazer trilhas, e conhecer as atrações naturais da serra catarinense.

COMO CHEGAR EM URUBICI

Se você estiver em Florianópolis, a melhor opção é alugar um carro e subir a serra com calma para curtir a paisagem da serra e dos campos. Do centro de Florianópolis até Urubici, são quase 200 km indo pela BR 282 até Bom Retiro, e depois pela SC 110 até a cidade. Uma bela opção para aqueles que dispõem de mais tempo, é retornar via Bom Jardim da Serra para conhecer a Serra do Rio do Rastro, considerada uma das mais belas estradas turísticas do mundo.

Outra bela opção para se chegar em Urubici, para aqueles que gostam de uma boa aventura, é ir via SC 370, passando por Grão Pará e Aiurê. Nesta rota, vai pegar um trecho de estrada de chão, sem asfalto, mas a paisagem vale a pena.

O QUE VER EM URUBICI

1- Morro da Igreja e a Pedra Furada – Trilha

2-Cascata Véu de Noiva

3-Parque e Cascata do Avencal

4-Morro do Campestre

5- Rio Sete Quedas- Trilha

6-Serra do Corvo Branco

7- Altos do Corvo Branco – Trilha

8-Canion do Espraiado

9-Pedra da Águia

10-Cachoeira Rio dos Bugres

11-Cachoeira das Neves e Cachoeira das Araucárias

12-Cidade, Restaurantes e Igreja Matriz

Além destas você tem dezenas de outras opções, mas para ver tudo, terá que ter muito tempo disponível, ou retornar outras vezes.

1- MORRO DA IGREJA

É a principal atração de Urubici. Mas fique atento, se você está pensando em subir o morro, a primeira providência é agendar seu ingresso, com a placa de seu carro, se for o caso, através do site do ICMBIO.gov.br .Não esqueça de confirmar o número de pessoas e retirar os ingressos , que são gratuitos, na sede do ICMBIO no centro da cidade. Sem estes ingressos você será impedido de ter acesso ao Morro da Igreja.

O Morro da Igreja é o ponto mais alto da Serra Geral com quase 1900 metros de altitude. No local está instalada uma base militar da Aeronáutica que monitora todo o espaço aéreo do sul do Brasil, o Sindacta II.

Do mirante do morro, local onde você vai deixar seu carro, em dias sem nuvens e bem claros, é possível se avistar o litoral sul de Santa Catarina. Mas estando aqui, o ponto mais fotografado é a Pedra Furada, cartão postal de Urubici. A pedra furada tem uma abertura de mais de 30 metros de circunferência em seu interior. A pedra furada é acessível através de trilha com guia credenciado, irei detalhar esta trilha em um post especial da trilha.

Para quem nunca subiu o morro da igreja vale lembrar que mesmo no verão, o tempo pode mudar de uma hora para outra. Portanto vale a pena levar um casaco, boné e capa de chuva. Nós já pegamos 27 graus na cidade de Urubici, e lá encima do morro estava apenas 12 graus com sensação térmica de muitos graus a menos, devido ao vento e neblina. Vá preparado. Neste lugar, já foram registradas temperaturas de 18 graus negativos, com sensação térmica de -40 graus, em consequência dos fortes ventos e neblina.

2- CASCATA VÉU DE NOIVA

Já que você está no morro da igreja, aproveite e visite esta linda cascata. O acesso é logo antes do portão de controle de ingressos para o morro da igreja. No local, há uma bela pousada com cabanas individuais, com lareira em meio à floresta de pinheiros e xaxins. Já nos hospedamos aqui. Recomendo, atendimento e conforto muito bons.

A Cascata é um paredão de rocha basáltica bem escura, com 70 metros de altura, onde a enorme quantidade de água desliza e se espalha, lembrando um véu de noiva. É uma propriedade particular, e sendo assim, você terá que comprar seu ingresso para ter acesso ao parque.

No local, logo após a cascata, você vai encontrar uma bela trilha por entre uma floresta de enormes xaxins centenários que te leva à outro local onde tem uma Tiroleza para os mais radicais e outras duas belas trilhas que te levam para a base de outras lindas cachoeiras. A trilha menor, você vai descer por uma escada de madeira de uns 200 degraus, bem conservada, até a parte superior de uma cascata. A trilha maior, chamada de trilha dos xaxins gigantes,ou trilha cascata tres irmãs, faz jus ao nome, já é uma trilha de um grau médio de dificuldade por entre uma enorme floresta de xaxins gigantes, centenários, e te levam à um canion na base da cachoeira. Esta trilha leva aproximadamente umas duas horas entre ida e volta comparadas para fotos.

3-PARQUE E CASCATA DO AVENCAL

Seguindo pela SC110 sentido São Joaquim, a menos de 10 km da cidade se encontra este belo parque com a cascata. São muitas as atividades por aqui. Pode-se passar até o dia inteiro neste parque. Para sua escolha , eles oferecem atividades de aventura como a Tiroleza, cavalgadas pelo campo, pedalinhos nos lagos e trilhas ecológicas à sua escolha. Possuem uma bela área de camping com estacionamentos e restaurantes.

A cascata tem uma queda livre de 100 metros de altura e para você ver melhor, foram construidos diversos mirantes nos mais diferentes ângulos para fotos. O principal deles tem o assoalho de vidro para melhor visualização. O ingresso é cobrado na entrada do parque.

4- MORRO DO CAMPESTRE

Distante 8 km do centro de Urubici, às margens da SC 370 encontra-se estas lindas formações rochosas de arenito de cor avermelhada, com formas que lembram a pedra furada no morro da igreja.

Como se trata de uma propriedade particular, você terá que comprar seu ingresso na entrada do parque. Após isto, estacione seu carro e inicie uma bela subida por uma escadaria de concreto muito bem planejada e com pontos de descanso pelo percurso.

A altitude do local é de quase 1400 metros, e quando você chega ao topo, terá uma maravilhosa vista do vale do Rio Canoas.

5- RIO SETE QUEDAS – Trilha pelo rio e cachoeiras

No caminho para o Morro do Campestre, também na SC 370 , à 7 km do centro da cidade está uma bela opção para se refrescar se o tempo estiver quente.

Mas vá preparado, com roupas de banho, um bom tênis para caminhar dentro do rio, boné, repelente de mosquitos, e muita disposição. São sete maravilhosas quedas (cachoeiras) ao longo do percurso de uns dois quilometros de ida, e eutos tantos de volta. Mas, pode retornar por uma trilha fora do rio.

A água é cristalina, correntezas, bem geladinha e um banho nas bases das cachoeiras sempre é bem vindo. O grau de dificuldade desta trilha pelo rio é fácil, muito tranquilo, vá para curtir a natureza em meio à floresta e bosques de xaxins.

6- SERRA DO CORVO BRANCO

A Serra do Corvo Branco é uma estrada cênica que vale muito a pena se conhecer. É uma formação rochosa com cerca de 160 milhões de anos. A estrada possui o maior corte de rocha do Brasil, com quase 100 metros de profundidade. Este corte foi feito totalmente com ferramentas manuais à revelia do ceticismo dos engenheiros e politicos da época. Foi Pedro Kuhnen quem idealizou e liderou toda a obra abrindo esta importante ligação da serra com o litoral catarinense nos anos de 1959. A serra do Corvo Branco recebeu este nome por causa do urubu-rei, uma ave com plumagem branca que habita o local.

Você tem duas opções para chegar lá. A primeira, mais fácil e rápida, é ir do centro de Urubici, pela SC 439, distante 30 km. A estrada é quase toda asfaltada, mas lá perto, encontrarás uns 6 km de estrada de chão até o “”corte da pedra””. A outra opção, bem mais longa e aventureira, é você subir toda a serra do corvo branco desde Braço do Norte, Grão Pará e Aiurê. A estrada é toda asfaltada até próximo da montanha, e neste ponto, você vai encontrar outros 10 km de estrada de barro, brita e pedras. As curvas são muito acentuadas e íngremes, por isto, o melhor é estar em um carro 4×4.

Esta subida por Grão Pará é uma verdadeira aventura, mas a paisagem pelo caminho, a vista da serra de baixo para cima e a natureza compensam o desafio, uma verdadeira maravilha.

7- ALTOS DO CORVO BRANCO

Já que você está no corvo branco, não deixe de visitar a parte alta desta maravilha da serra catarinense. É uma propriedade particular chamada ” Altos do Corvo Branco”. O acesso é todo concretado e os carros são monitorados para não se encontrarem pelo caminho, pois é muito estreito e íngreme.

Lá encima, existem cinco mirantes para você curtir e fotografar os mais belos cenários da serra. Não deixe de fazer uma caminhada-trilha de aproximadamente seis km até o final sinalizado para pedestres com um “balanço do infinito”.

A paisagem lá encima é típica de campos de criação de gado, com pastagem rasteira e trilhas/estradas de chão batido. Em dias de sol, é possível se visualizar até a Serra do Rio do Rastro.

8- CANION ESPRAIADO

O Canion Espraiado está localizado ao sul do “Campo dos Padres” um dos locais mais lindos do Brasil, a uma altitude de 1500 metros.

O Canion Espraiado é um lugar que você não deve deixar de visitar em Urubici. É uma paisagem composta por altos penhascos, desfiladeiros de tirar o folego, escarpas que só se vê aqui, lindas cachoeiras, muitas trilhas e farta natureza.

A estrada para se chegar aqui não é fácil. São 45 km de estradas de chão, curvas , penhascos sem proteção e muita adrenalina. Eu fui com meu carro 4×4 e foi relativamente tranquilo, mas no caminho encontramos diversos carros abandonados nas laterais da estrada porque não conseguiram subir. A minha recomendação, se você não estiver com um 4×4, é contatar uma agência de passeios no centro de Urubici que eles te levam com muita segurança.

Estando lá encima você deve alugar um par de botas para fazer suas caminhadas , pois passará por muitos pequenos riachos, alagados e espraiados. Se quiser, pode pedir um guia para te acompanhar e te explicar todo o percurso de aproximadamente 10 km, com um grau de dificuldade médio. Reserve pelo menos meio dia para esta atividade.

No dia que fomos, pegamos uma neblina repentina que vinha de baixo para cima do canion. Muito vento e frio. Queremos retornar em dia de sol.

9- PEDRA DA ÁGUIA

No caminho para o Canion Espraiado uma enorme formação rochosa de cor alaranjada vai te chamar a atenção. A sua forma é muito parecida com uma águia se preparando para voar.

A estrada para se chegar aqui acompanha as margens do rio Canoas e afluentes com belissimas paisagens de vales cobertos por araucárias .

10- CACHOEIRA DO RIO DOS BUGRES

A Cachoeira do Rio dos Bugres é a maior de Urubici, com seus 220 metros de altura em um paredão de arenito cor de rosa com uma enorme gruta na base da cachoeira.

Para se chegar aqui, é uma verdadeira aventura. Você vai subir muito, até o Campo dos Padres, atravessar diversas fazendas de criação de gado, cruzar rios sem pontes, e finalmente chegar. A distância do centro de Urubici até a cachoeira é de aproximadamente 30 km.

Como é uma propriedade particular, você deverá comprar seu ingresso para ter acesso aos mirantes da cachoeira. Na sede tem um camping com pouca infraestrutura para os visitantes.

11- CACHOEIRA DAS NEVES E CACHOEIRA DAS ARAUCÁRIAS – Trilha

Estas duas cachoeiras estão dentro de uma propriedade particular, ” Sítio Arroio do Engenho”. Você deverá comprar seu ingresso na entrada do sítio, e após algumas explicações iniciará a trilha de aproximadamente meia hora, grau de dificuldade bem fácil até a primeira cachoeira. Para acessar a segunda cachoeira, deverá continuar por mais uns 10 minutos em trilha entre pedras e bem íngreme, grau de dificuldade moderado.

A primeira cachoeira que verás, é a das Neves, com 85 metros de altura, e leva este nome, porque no inverno, em temperaturas muito baixas, a água evapora na queda formando gotículas leves e no processo de queda elas se transformam em flocos de neve que se deposita na base da cachoeira.

A cachoeira das Araucárias tem 50 metros de altura e vale a caminhada. Paisagem muito linda e uma prova de suas habilidades de trilheiro. Em alguns lugares é necessário se agarrar em cordas para a subida.

Na sede do sítio o proprietário tem um belo Apiário de abelhas “sem ferrão”, abelhas nativas bem miudinhas e muito dóceis. O mel deste tipo de abelha é de um valor extraordinário.

Reserve umas 2 horas para este programa, a estrada de acesso é ao lado da Igreja Matriz no centro de Urubici.

12- CIDADE, POUSADAS, RESTAURANTES E IGREJA MATRIZ

A cidade de Urubici é um convite para os amantes da natureza. Esqueça a cidade, não tem praticamente nada para se fazer.

Para sua hospedagem, Urubici oferece uma variada e vasta lista de opções. São centenas de pousadas desde as mais simples e baratas até as mais sofisticadas e com preços equivalentes. Procure aquela opção que satisfaça seu gosto e bolso. Eu pessoalmente, gosto muito e sempre é a minha primeira escolha a “”Serra Bela Hospedaria Rural”, fica no caminho para o Morro da Igreja a cinco minutos de carro do centro de Urubici. Eles oferecem desde Suites nível 5*em cabanas separadas em meio floresta de araucárias, a Apartamentos com lareiras e hidromassagem dos mais diversos gostos. Fica em um amplo parque em meio à araucárias, diversos lagos, muitas flores tipo hortências, azaléias….. um verdadeiro paraíso. O atendimento dos proprietários e funcionários é exepcional.

Em se falando de restaurantes eu recomendo alguns:

– Chateau du Valle, SC 110 km 385. Especializado em Fondue e Massas artesanais

– Rancho Urubici, SC 370 Km 3,5. Comida a quilo, para quem não tem muito tempo disponível e quer economizar.

-Paradouro Santo Antonio, 500 metros após o Rancho Urubici. Este é um dos meus restaurantes favoritos para comer um filé de truta ou uma costela de cordeiro. Eles tem um ótimo balcão de frios, grande variedade de verduras e um ambiente muito aconchegante.

-Semola,Av Adolfo Konder 1597. Outro dos meus favoritos. Culinária italiana de primeira qualidade. A especialidade da casa , Trutas, Pizzas e Massas. Todas as vezes que fomos, estava aberto somente para o jantar. É bom conferir.

Outra visita que vale a pena em Urubici, é você visitar a Igreja Matriz, uma das maiores do estado, em estilo gótico com uma bela arquitetura.

Espero que estas informações sejam úteis para quem está pensando em subir a serra catarinense.

Em breve, um Post sobre a Trilha da Pedra Furada.

You may also like

2 comments

Maurício janeiro 20, 2022 - 8:28 pm

Boas dicas, gostei! Vamos fazer!

Reply
viagemcomgrando janeiro 23, 2022 - 8:26 pm

Oi Maurício. Que bom que gostaram. Para vocês que gostam de sossego e natureza, vale a pena passar alguns dias em Urubici.
Grande abraço

Reply

Leave a Comment