Uma das maiores surpresas da minha vida de viajante . Quando nós pensamos em deserto, logo vem a imagem de algo ruim, sofrido, e indesejável.
O Deserto do Atacama, para nós, foi uma surpresa indescritivel, desde o primeiro dia até o retorno. Tipo de viagem que você volta pensando no dia em que vai retornar com mais tempo para aproveitar mais.
Com certeza, um dos maiores destinos da América do Sul, considerado o Deserto mais seco e mais alto do mundo. Por aqui, você vai se impressionar com muitos lagos de um colorido único, gêiseres, e vulcões ativos ou não. É um lugar sem igual, inesquecível, e com certeza, vai guardar em sua memória para o resto da tua vida.
O Atacama é um convite à contemplação. As paisagens se modificam a cada dia, a cada expedição, a cada olhar, surpeendendo a qualquer viajante experiente.
O azul intenso do céu, a natureza única, o silêncio sibilado pelo vento,a êxtase do desconhecido, o imprevisível, a aventura, tudo isto te conduz a uma experiência única que testa teus medos, tua coragem, teus limites, teu……
Tenha certeza, o Atacama vai te impressionar. Vá e aproveite o máximo. Você, como eu, vai querer voltar.
SÃO PEDRO DE ATACAMA
É um dos lugares mais visitados do Chile, com turistas vindos do mundo inteiro,conferindo a este vilarejo uma característica cosmopolita.
São Pedro do Atacama está localizado a 3200 metros de altitude, com uma população de apenas 3500 habitantes.
Sua principal atividade econômica é o turismo. Aqui você encontra hotéis de 1 a 5*, bares, restaurantes, artesanatos
tudo isto em um vilarejo perdido no coração da Cordilheira dos Andes, rodeada pelos picos mais altos da América do Sul.
O clima desértico contempla uma enorme variação térmica diária. À noite e madrugada é normal ter temperaturas próximas a zero grau até muitos graus negativos, e à tarde temperaturas próximo aos 30 graus positivos. Portanto, muito cuidado com o preparo da tua mala de roupas, não esqueça de levar agasalhos, roupas térmicas, luvas, gorros, camisetas, bermudas, roupas de banho e filtro solar e batom de cacau para proteger seus lábios.
Quando for planejar seus passeios, sempre começe pelos locais de menor altitude. Assim você vai se acostumando para evitar o “mal da altitude”(Soroche), o qual pode te dar intensas dores de cabeça, enjôo, falta de ar, tonturas e até desmaios.
ROTEIRO IMPERDÍVEL NO DESERTO DE ATACAMA
Ao planejar seu roteiro no Atacama, a coisa mais importante é determinar qual é o tempo disponível.
Recomendo no mínimo 8 dias em São Pedro de Atacama. Somente assim você poderá dizer que conhece os lugares mais incríveis do Atacama.
A maioria dos turistas que chegam em São Pedro de Atacama,contratam pacotes turísticos aqui mesmo, ou alugam um carro e se aventuram pelo deserto. Tenho certeza que NÃO é a melhor maneira de se conhecer o Atacama a fundo como merece. Vais ter apenas uma noção superficial, com muita correria, e lugares mais pertos de São Pedro.
Sabendo disto, resolvi entrar em contato com um guia turístico independente que conhece o Deserto a fundo .
Fechamos um pacote exclusivo para 4 pessoas, em um carro especial para o deserto, incluindo café da manhã, almoço e lanche da tarde. Bebidas não alcoolicas e água à vontade. Um guia com conhecimento de primeiros socorros em grandes altitudes, geografia local, cultura, história, geologia, e que conhece o Deserto como a palma de sua mão.
O nosso guia/Amigo ficou conosco desde a chegada de nosso vôo em Calama, até nosso retorno no mesmo aeroporto.
Recomendo milhões de vezes pelo profissionalismo, conhecimento, atenção, alimentação, e como guia turístico.
Para maiores informações de nosso guia, entre em contato que repassarei seus dados.
NOSSO ROTEIRO DE 8 DIAS
1- SAN PEDRO DE ATACAMA
2-VALE DA LUA E VALE DA MORTE
3-LAGUNAS ESCONDIDAS- LAGUNA CHAXA, LAGUNA CEJAR, LAGUNA TEBINQUICHE
4-TOUR ASTRONÔMICO
5-LAGUNAS ALTIPLÂNICAS- LAGUNA MISCANTI, LAGUNA MINIQUES, PIEDRAS ROJAS
6-SALAR DE TARA
7-GÊISER DEL TATIO
8-TERMAS DE PURITAMA
1- SAN PEDRO DE ATACAMA
San Pedro é a sua base para tudo. Uma vila com estradas e ruas de terra, e com muitas lojas de artesanatos e materiais que você vai precisar para suas aventuras pelo deserto.
Tem uma boa variedade de bares e restaurantes desde os mais simples até outros mais elaborados com um cardápio de lamber o bigode. Te prepare que os preços dos alimentos por aqui são um pouco salgados , pois tudo vem de fora.
Os hotéis e Pousadas estão distribuidos por toda a cidadezinha e também com preços um pouco acima da média.
Pode-se escolher desde uma Pousada bem básica até hotéis com piscinas e conforto 5*. Tudo vai depender de quanto você está disposto a gastar.
Como já falei, aqui você pode comprar pacotes para conhecer as atrações do Atacama, tem muuuuuitas agências de viagens que te oferecem de tudo um pouco. Não é o meu perfil . Gosto de determinar meu tempo, ficar ou ir à frente, parar onde e quantas vezes eu quiser e por quanto tempo precisar, sem aquela multidão de gente te atrapalhando e o guia te chamando para ir embora. A melhor maneira é você montar seu roteiro e ser dono do seu tempo sem pressão.
De San Pedro é que saem todos os dias os passeios de micro ônibus , vans , Kombis , ….
Prefiro sempre fazer o meu roteiro oposto ao das agências, assim sempre chegamos primeiro, e temos toda a paisagem exclusivamente para nós.
2- VALE DA LUA E VALE DA MORTE
O Vale da Lua e Vale da Morte é o passeio mais tradicional para quem chega em San Pedro. A paisagem aqui se assemelha muito com a superfície da lua . Aqui as atrações são as variedades de cavernas, vales, dunas, e formações rochosas que foram esculpidas pelo vento e pela água através dos tempos. A grande variedade de cores e textura vai te impressionar. Vai desde o branco do sal até o vermelho do ferro e cobre passando passando pelo rosa e roxo até o preto. O Vale da Lua faz parte da Reserva Natural dos Flamencos .
As principais atrações aqui são : Pedra do Coyote, com um espetacular visual do vale e redondezas.
Anfiteatro , com uma espetacular arquitetura esculpida pelo vento.
Três Marias , rochas emblemáticas que lembram o trio.
Cavernas de Sal , um labirinto sinuoso das antigas minas de sal.
Dunas do Vale de La Luna, com um colorido especial.
O Vale da Morte assusta pelo nome mas não é nada disto. O nome é uma confusão com o “Vale de Marte” o qual por confusão de pronúncia ganhou o nome de Vale da Morte.
Começamos a explorar o Vale da Morte subindo uma das maiores dunas do local . Lá de cima, o visual é impressionante, se avista todo o vale, cadeias de montanhas nos arredores, vulcões e formações rochosas .
A descida das dunas é um momento de pura alegria, você dispara duna abaixo sem conseguir parar.
Outro lugar fantástico para se visitar, são os labirintos feitos pela erosão entre rochas vermelhas. Um visual do outro mundo.Inimaginável.
Terminamos nosso passeio ao pôr do sol brindando um champagnhe bem geladinho com pratos de salgados.
3- LAGUNAS ESCONDIDAS.
3.1- LAGUNA CHAXA .
Está localizada bem no meio do Salar de Atacama. Uma reserva de sal com 600 metros de profundidade onde se explorava o Lítio. Hoje faz parte da Reserva Nacional de Los Flamencos. É um local espetacularmente lindo, onde você pode ver uma lagoa rasa dividida em diversas outras sempre rodeadas por trilhas sobre uma crosta de sal branco.
Chegue bem cedo para apreciar os milhares de Flamingos se alimentando . se você chegar tarde , juntamente com as levas de turistas, os flamingos se assustam e vão para bem distante . O silêncio é fundamental para se apreciar esta fantástica vista da natureza.
3.2- LAGUNA CEJAR
É uma lagoa com altíssimo índice de salinidade. Mais morta que o Mar Morto. Leve traje de banho e toalhas. Você não consegue afundar mesmo que queira. Vai ficar boiando na água de qualquer jeito. Ao sair , seque logo e procure por uma ducha de água doce distante uns 500 metros para tirar o sal do corpo. Sua cor é de um azul turqueza forte com as bordas brancas de sal. Paisagem única do Atacama.
3.3- LAGUNA TEBINQUICHE
Para finalizar o passeio pelas Lagunas Escondidas , este é o ponto onde se espera pelo pôr do sol do Atacama. Um belo visual do Salar de Atacama com as montanhas e vulcões ao fundo.
4- TOUR ASTRONÔMICO.
Existem diversas agências de turismo que vendem este passeio noturno. Você faz a reserva, e vai confirmar e pagar logo antes do anoitecer. Isto é devido às condições de visibilidade serem propícias ou não. Normalmente são. Os melhores dias para se ver o céu do Atacama são nas fases de lua nova.
O céu do Atacama é de impressionar. A altitude, o clima sêco, o céu com poucas ou quase nada de nuvens faz deste lugar um dos melhores do mundo para se ver as estrelas. É por isto que o ALMA ( Atacama Large Millimeter Array) um complexo de mais de 50 super telescópios e antenas mantidos por mais de 20 países está localizado aqui no Atacama.
5-LAGUNAS ALTIPLÂNICAS- LAGUNA MISCANTI, LAGUNA MINIQUES, PIEDRAS ROJAS
Este é um passeio” Full Day Espedition “. Nós saímos ao amanhecer do dia e lá pelas 8 horas paramos para o café da manhã em pleno deserto. O nosso guia Pablo tem seus pontos preferidos de parada onde o sol brilha com a proteção do vento da manhã. Enquanto ele prepara nosso café a gente aproveita para fotografias.
Ao meio dia já rodamos mais de 150 km pelo deserto e chegamos na Laguna Miscanti. Novamente nosso guia Pablo nos dispensa para caminhadas e fotografias enquanto ele prepara nossa mesa com um delicioso almoço.
Após esta parada, seguimos para a Laguna Miniques que fica a poucos quilômetros . A sequência é destino para Piedras Rojas onde temos outra parada de horas. Como a tarde vai terminando, pegamos rumo de San Pedro de Atacama onde chegamos ao anoitecer.
Neste passeio rodamos quase 400 km pelo Deserto, com muitas passagens a 4500 metros de altitude entre os maiores picos da América do Sul. Sempre com os cumes das montanhas brancos de neve e um céu azul forte o que causa um contraste inimaginável para quem nunca esteve aqui.
6-SALAR DE TARA
Outro “Full day Expedition”. O passeio pelo Salar de Tara é pura aventura. Neste dia passamos por lugares a 4800 metros de altitude, em caminhos completamente off road, e sem mapeamento por GPS. Nosso guia se baseia pelas cadeias de montanhas e procura o caminho deserto afora. Nem um sinal de que algum carro tenha passado por aqui. Aos poucos vamos vislumbrando paisagens de cair o queixo , impressionantes. O Pablo pára onde e por quanto tempo nós pedimos. São fotos e mais fotos.
Pelo deserto afora quando pegamos novamente algum trecho de estrada se vê placas avisando que estamos na fronteira entre Chile, Argentina e Bolívia.
Nesta região e altitude, acima dos 4000 mts vivem as vicunhas , que são parentes das lhamas e alpacas.
Os pontos altos deste passeio são os Monges de la Pacana , Salar de Águas Calientes, Catedrais de Tara, e finalmente o Salar de Tara.
Este é um passeio que você deve estar prevenido com roupas para frio extremo, jaquetas corta vento, gorros, cachecol, luvas, óculos de sol, e principalmente, beba muita água . O mal da altitude por aqui é muito comum, pega muita gente desprevenida e acaba estragando o passeio do grupo.
Por isto, recomendo que faça este passeio no quinto ou sexto dia quando você está mais acostumado com a altitude.
Venha com um guia experiente, este não é um passeio para qualquer um se aventurar a fazer por conta própria.
7-GÊISER DEL TATIO
El Tatio, é um dos maiores campos de gêisers do mundo. Está localizado quase na divisa do Chile com a Bolívia a quase 4400 metros de altitude. Por este motivo, recomendo que deixe este passeio para o final, pois assim estarás mais acostumado com a altitude. El Tatio fica numa região onde existem grande quantidade de vulcões estratificados na fronteira entre o Chile e a Bolívia. Mas fique tranquilo, não há relatos de atividade vulcânica nesta região há séculos. A consequência desta grande quantidade de caldeiras vulcânicas é a geração de calor que alimenta este enorme campo geotérmico de El Tatio.
Para fazer este passeio o ideal é você sair muuuuito cedo do hotel, pois a distância desde San Pedro é de 80 quilometros por estradas de terra, curvas e no meio das mais altas montanhas dos Andes. O ideal é chegar ao campo de gêisers no clarear do dia, pois ao nascer do sol é que existe a maior atividade dos gêisers.
Vá preparado. Chegamos lá com temperatura de -12 graus. Sim, 12 graus negativos, com sensação térmica de uns 20 negativos. Mas conforme o sol vai subindo tudo começa a melhorar. Lá pelas 9 horas já estava ums 10 graus positivos. Esta é um dos passeios do Atacama mais recomendados, vale a pena.
8-TERMAS DE PURITAMA
Este é outro passeio imperdível no meio do Atacama. Puritama é um complexo turístico particular com uma boa infraestrutura de banhos termais. São oito piscinas de água termal natural ao longo do curso de um pequeno riacho termal com nascentes neste complexo. As piscinas são de diversas profundidades com fundo de pedras naturais, água corrente super clara e bem quente. Você entra e não quer mais sair. O ideal é experimentar todas as piscinas. Estas termas ficam num desfiladeiro em pleno deserto do Atacama à uma distância de uns 40 quilometros de San Pedro de Atacama. Vale pelo banho termal, pelo passeio, e pela paisagem.
Quando saimos deste complexo termal, nosso guia Pablo nos levou para outro lugar totalmente deserto que segundo ele é onde os nativos gostam de tomar banho termal. É a continuidade deste rio termal mas com maior quantidade de água e com diversas nascentes termais algumas com temperaturas próximas de 40 graus. Surpresas deste lugar maravilhoso do Atacama.
Estes oito dias de Atacama passaram muito rápido. Já está na hora de retornar para Florianópolis. Mas com certeza vamos retornar outras vezes para o Atacama com mais tempo para ver e rever este lugar que é único no mundo.
Só quem já foi sabe do que eu estou falando. O Deserto de Atacama te Fascina, você vai voltar apaixonado por este lugar.
6 comments
If some one wishes expert view about running a blog afterward i propose him/her to pay a quick visit this webpage,
Keep up the good work.
I was very happy to find this great site. I want to to thank you for your time due to this fantastic read!! I definitely savored every little bit of it and I have you saved to fav to see new stuff in your web site.
Thank You very much for your comment.I am happy to share my travel experiences. Good reading and good trip. Have a great weekend.
Right here is the perfect blog for anyone who really wants to understand this topic. You know so much its almost hard to argue with you (not that I really will need toÖHaHa). You certainly put a new spin on a topic which has been written about for ages. Great stuff, just wonderful!
Thanks
Right here is the right webpage for anyone who would like to find out about this topic. You understand so much its almost hard to argue with you (not that I actually would want toÖHaHa). You certainly put a new spin on a topic thats been discussed for many years. Wonderful stuff, just great!