Treze Tílias (Dreizehnlinden, em alemão), é um pequeno município no oeste catarinense, com uma população de aproximadamente 8.000 habitantes, em sua grande maioria descendentes da região do Tirol, Austria.
Esta, foi a região escolhida pelo seu fundador Andreas Thaler, que em meados de 1930 era ministro da agricultura da Austria.
Esta história começa com a grande crise que assolava alguns países da Europa após a primeira guerra mundial, em especial a Austria, e a solução para muitas famílias foi imigrar para a América ou Austrália.
Para o Brasil, quem organizou e liderou o grupo de imigrantes foi o próprio agora ex-ministro da agricultura Andreas Thaler, que trouxe com ele dezenas de famílias da região do Tirol.
Como ele já havia estado no Brasil anteriormente visitando o sul do país, e com sua experiência agrícola, escolheu esta região do oeste de Santa Catarina pelas suas características muito pare cidas com o Tirol austríaco, mas com um grande diferencial; solo fértil, abundância de águas, clima agradável o ano todo e principalmente longe da crise e da guerra que estava assolando seu país.
E foi assim, que em 1933 foi fundada a vila de Treze Tílias , “um pedacinho da Áustria” no Brasil.
Desde então, já se passaram algumas gerações, mas os costumes, tradições, cultura, o gosto pela escultura em madeira, pintura, culinária tiroleza, música e vestuário estão muito vivos e presentes no dia a dia desta cidade maravilhosa.
A cidade em si é uma beleza em todos os aspectos. Muito limpa, flores e jardins bem cuidados por toda a cidade e um fato que nos chama atenção é que a imensa maioria de suas casas e edifícios são construidos no estilo alpino tirolêz. Para que isto aconteça, a prefeitura de Trezre Tílias dá muitos incentivos na redução de impostos , assim os moradores são recompensados e preferem construir suas casas no padrão tirolez, com muitos detalhes em madeira, e a cor da casa, sempre branca.
Outro detalhe que chama a atenção, é a tradição trazida do Tirol de colocar um mini campanário na frente ou no telhado das casas ou edifícios, isto dá um charme todo especial à edificação.
Como eu normalmente costumo viajar de carro, gosto de conhecer as cidades como um todo, não apenos os pontos mais “turísticos”, que normalmente estão no centro histórico. Sempre que for possível e que seja seguro, gosto de conhecer a “periferia ” , as redondezas das cidades. Treze Tílias me encantou muito neste aspecto, com o padrão e a qualidade de suas construções em seus bairros. Por todos os lados, uma casa mais linda que outra, até parece que fazem concorrência para ver quem tem a casinha mais linda e ajeitada. A grande maioria segue o estilo alpino titolêz. Vale a pena rodar pelos arredores desta cidade.
QUANTOS DIAS FICAR EM TREZE TÍLIAS
O ideal é ir para passar um feriado ou final de semana, mas no mínimo dois dias inteiros lá. A cidade é pequena, muito agradável e tem muita coisa para se ver.
O QUE VER EM TREZE TÍLIAS
Pesquisamos alguma coisa pelo Google, mas nada supera a recepção e as informações que você vai receber no Centro de Informações Turísticas da cidade.
Fica na Avenida principal da cidade, bem no centro. O dia estava quente, e logo ao entrar, um funcionário muito simpático veio nos receber e já ofereceu uma água saborizada gelada que eles tem à disposição para todos os turistas.
O mapa da cidade com todas as informações turísticas muito bem detalhadas, bem como informações sobre acomodações, restaurantes, bares, museus, shows culturais etc. Nos sentimos em casa.
1- PORTAIS DE ENTRADA
São dois os portais de entrada para a cidade. Um fica na SC 355, para quem vem de Água Doce, distante 22 km. Outro, fica na SC 465 para quem vem de Joaçaba, distante 35 km.
Os portais são de madeira com arquitetura alpina , bem ajardinados e lhes dão uma ótima impressão da cidade já na entrada.
2- PRAÇA MINISTRO ANDREAS THALER
Talvez um dos principais pontos turísticos da cidade e onde quase tudo acontece.
Nesta praça você vai encontrar: A Igreja Matriz de Treze Tílias
O Campanário Municipal
O Monumento das Cidades co-irmãs
O Capitel Maria Hass
3- PREFEITURA MUNICIPAL
Em frente à praça Anreas Thaler , está a Prefeitura em estilo Alpino Tirolêz com uma bela arquitetura e muitos detalhes em madeira. Ao lado da Prefeitura está a Concha Acústica e o Monumento do Imigrante.
Um detalhe importante em relação à Concha Acústica, é que todos os sábados à noite em épocas de férias, feriados e datas importantes, tem apresentação de músicas da Banda Lindendorf, formada por descendentes de imigrantes austríacos em sua grande maioria, com trajes típicos tirolêz, e também apresentação de danças típicas dos Alpes austríacos, as quais são um orgulho da cidade e do estado de Santa Catarina.
4- MUSEU ANDREAS THALER
É também conhecido como o Castelinho da cidade. Foi aqui que o fundador da cidade Andreas Thaler residiu com sua família.
O museu tem muitos objetos dos imigrantes austríacos e as mobílias são todas originais da época. A cozinha é um caso à parte, pois o tamanho do fogão à lenha e a tecnologia usada na época para aquecer a água me chamou muito atenção.
Os instrumentos musicais foram em sua maioria trazidos da Áustria, e são uma grande variedade em exposição.
5- PARQUE DO IMIGRANTE
Localizado bem no centro da cidade, vale para uma boa caminhada, mas nada que me chamou muito atenção.
6- PARQUE LINDENDORF
Este é imperdível. Vale passar quase o dia todo por aqui. Você vai pagar R$ 15,00 por pessoa para a visitação do parque e a Mini Cidade, ou, paga R$ 75,00 por pessoa para a visitação com o Almoço típico tirolêz incluido, no restaurante do parque.Recomendo que fique por aqui para o almoço. O restaurante é muito bem decorado em tudo, grande, bem arejado e o bufet de comida típica do Tirol é simplesmente fantástico para todos os gostos. Você se serve à vontade e com um diferencial; regado à música tiroleza ao som de gaita e sax. No final, a sobremesa é servida em sua mesa. Sabe o que é? Apfelstrudel, que é uma torta de maçã envolvida em uma massa muito fina , com uma bola de sorvete ao lado.
E já que você está no Parque, se chegar cedo, dê uma caminhada ao redor do lago, tem muita coisa muito legal para se ver.
Outra atração imperdível é a Mini Cidade, que reproduz a cidade de Treze Tílias com perfeição, com os ambientes de dia e de noite. Todas as maquetes da cidade , casas, edifícios, igrejas são reproduzidas com perfeição nos mínimos detalhes de autenticidade.
O artesão/autor da Mini Cidade, Valter Felder, morou um tempo na região do Tirol, na Áustria e lá ele aprendeu o oício das maquetes em miniaturas em madeira. Já dedicou mais de dezeseis anos na montagem da Mini Cidade.
7- PARQUE DAS ÁGUAS TIROLEZAS
Conjunto de diversas piscinas para adultos e crianças com muitos toboáguas e rampas deslizantes. A água que abastece este empreendimento é proveniente de uma fonte termal no local, mas a água não se mantem aquecida o tempo todo.
8- MUNDO TIROLÊZ
É uma loja temática nos arredores da cidade com artesanatos e produtos locais e importados provenientes da região do Tirol.A loja é dividida em diversos ambientes que simulam lugares diferentes dos Alpes austríacos e região do Tirol. Aqui você vai encontrar uma grande variedade de roupas típicas tirolezas, trajes, chapéus e todo tipo de acessórios da região do Tirol.
9- CERVEJARIA BIERBAUM
É outra marca registrada da cidade e uma das melhores cervejas do Brasil. Logo em frente ao Mundo Tirolêz, tem um bar temático da cervejaria, onde você poderá degustar todos os rótulos da marca , bem como comprar seus tipos favoritos em embalagens para presentes.
10- ESCULTURAS EM MADEIRA
São diversas as lojas de exposição de esculturas em madeira e em nó de pinho. Visite todas, com certeza vai encontrar algo que vai querer levar. Os preços variam muito, bem como a qualidade dos trabalhos.
ONDE FICAR
Treze Tílias tem dezenas de bons hotéis, pousadas e hospedarias. Depende muito do quanto você está disposto a pagar. Destaco apenas três que acho muito legais tanto na arquitetura, conforto, localização e com shows de músicas e danças típicas do Tiros nos finais de semana.
1- Treze Tílias Park Hotel
2- Hotel Tirol
3- Hotel 13 Linden
ONDE COMER
1- Restaurante Parque Lindendorf – Para almoço típico do Tirol
2- Restaurante Hotel Tirol- Para janta com show de música e dança típicas
3- Alpin Delikatessen Bistrô – Pequeno, mas a comida é ótima e o preço, justo.
4 comments
Tilha ou Tília ?
Muito obrigado pela colaboração Cícero.
Realmente uma falha na escrita.
Correto,
Treze Tílias
Ola, adorei o site, sou pesquisador do nosso sobrenome, você tem um e-mail pra contato ?
Abs
João Paulo Grando
Oi João Paulo.
Desculpe a demora para resposta, estava em viagem pela Islândia e totalmente “desligado do Blog”.
Que bom que gostastes do Blog.
Meu e-mail
[email protected]
Abraços